Água Salgada

Arinca: características, reprodução, habitat e alimentação

Por Alan Costa, em 18/11/2022
arinca

Arinca (Melanogrammus aeglefinus) é um peixe de água salgada que pertence a família dos Gadidae é a única espécie do gênero monotípico Melanogrammus

arinca

Encontra-se no Oceano Atlântico Norte e mares associados onde é uma espécie importante para a pesca, especialmente no norte da Europa onde é comercializado fresco, congelado e fumado.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do Arinca

caracteristicas do arinca

A arinca tem a forma alongada e afilada do corpo, típica dos membros da família do bacalhau. Tem uma boca relativamente pequena que não se estende abaixo do olho.

Com o perfil inferior da face reto e o perfil superior ligeiramente arredondado, o que confere ao focinho um perfil cuneiforme característico. A mandíbula superior se projeta além da inferior mais do que no bacalhau do Atlântico .

Há um pequeno barbilhão no queixo. Existem três barbatanas dorsais , sendo a primeira de forma triangular e estas barbatanas dorsais têm 14 a 17 raios de barbatanas na primeira, 20 a 24 na segunda e 19 a 22 na terceira.

Há também duas barbatanas anaise nestes há 21 a 25 raios das nadadeiras no primeiro e 20 a 24 raios das nadadeiras no segundo.

A parte superior do corpo da arinca varia em cor de marrom acinzentado escuro a quase preto, enquanto a parte inferior do corpo é branco prateado opaco.

A arinca mais longa registrada tinha 94 centímetros de comprimento e pesava 11 quilos (24 libras). No entanto, as arincas raramente têm mais de 80 cm de comprimento

Reprodução do arinca

reproducao da arinca

Atingem a maturidade sexual aos 4 anos nos machos e aos 5 anos nas fêmeas, exceto a população do Mar do Norte que atinge a maturidade aos 2 anos nos machos e aos 3 anos nas fêmeas.

A razão sexual geral é de aproximadamente 1:1, mas em áreas mais rasas, as fêmeas predominam, enquanto os machos mostram preferência por águas mais afastadas da costa.

A fecundidade das fêmeas varia com o tamanho: um peixe de 25 cm. De comprimento carrega 55.000 ovos, enquanto um peixe de 91 cm Tem 1.841.000 ovos. A desova ocorre a partir de profundidades de cerca de 50 a 150 m

Habitat do arinca 

habitat da arinca

A arinca é uma espécie demersalque ocorre em profundidades de 10 a 450 m , embora seja mais frequentemente registrado em 80 a 200 m .

Encontra-se sobre substratos constituídos por rocha, areia, cascalho ou conchas e prefere temperaturas entre 4 e 10°C

Alimentação do arinca

Os arincas adultos alimentam-se de peixes como enguias-da-areia , Trisopterus esmarkii , Hippoglossoides platesoides , gobies , espadilha europeiae, arenque do Atlântico , além de capelim , merluza , enguias americanas e argentinas .

Distribuição geográfica do arinca

arinca

Existem populações de arinca em ambos os lados do Atlântico Norte, mas é mais abundante no Atlântico oriental do que no lado norte-americano.

No nordeste do Atlântico, ocorrendo desde o norte do Golfo da Biscaia até Svalbard; no entanto, é mais abundante ao norte do Canal da Mancha. Também ocorre na região ártica de Novaya Zemya e no Mar de Barents.

As maiores populações estão no Mar do Norte, nas Ilhas Faroé, na Islândia e na costa da Noruega, mas são populações separadas com pouco intercâmbio entre elas.

Da América do Norte, a arinca é encontrada do oeste da Groenlândia ao sul até Cape Hatteras, mas a principal população pesqueira comercial está em Cape Cod e Grand Banks.

 

 

Sair da versão mobile