Água Salgada

Peixe gúpi: características, habitat, reprodução, alimentação e criação

Por Jeferson Trajano, em 03/08/2023 (atualizado em 08/08/2023)
peixe gupi

Peixe gúpi Poecilia reticulata) é uma especie de peixe marinho da família dos Poeciliidae que pertence ao gênero Poecilia.

O gúpi costuma se reproduzir muito rapidamente no aquário , por isso os guppies de muitos países do mundo também têm o nome popular de ‘milhões de peixes’.

O gúpi é nativo das águas doces do Caribe e das águas costeiras do nordeste da América do Sul , principalmente da Venezuela, na Venezuela é Poecilia reticulatanaturalmente distribuído na bacia do Rio Orinoco.

peixe gupi

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Caraterísticas do gúpi

caracteristicas do peixe gupi

Aparência : marcado dimorfismo sexual . O macho é mais magro e bem menor, com uma disposição única de manchas coloridas. Possui barbatanas dorsal e caudal alongadas.

As fêmeas são cinza-oliva, com uma barriga em forma de barril (as fêmeas sexualmente maduras têm uma “mancha grávida” ao redor da nadadeira anal ) e uma nadadeira anal arredondada.

As variedades reprodutoras masculinas têm, por exemplo, uma barbatana caudal desenvolvida (existem muitos padrões de barbatanas caudais de guppy). Existem muitas variedades que diferem na cor e na forma das barbatanas.

As formas iniciais selvagens do guppy são quase desconhecidas no hobby do aquário, mas ainda são criadas por aquaristas especializados que valorizam formas naturais e geneticamente puras.

Habitat do gúpi

habitat do peixe gupi

Os guppies habitam os mais diversos tipos de corpos d’água : lagoas , canais , fossos, bem como rios , riachos de montanha e estuários de águas doces e salobras, e águas marinhas costeiras próximas a estuários .

Esses peixes podem suportar uma ampla gama de salinidade , mas as variedades cultivadas requerem temperaturas razoavelmente altas (23–24 °C ) e água de fluxo lento ou estagnada com vegetação abundante.

Eles são encontrados mesmo em reservatórios altamente poluídos. Guppies geralmente ficam perto da superfície da água.

Reprodução do gúpi

reproducao do peixe gupi

Guppies são peixes ovíparos, as fêmeas não põem ovos , mas dão à luz filhotes totalmente formados, prontos para a vida independente. A temperatura da água de 22 °C até 30 °C é adequada para reprodução, na maioria das vezes na Polônia é de cerca de 26-27 °C.

A fecundação é interna, o macho a realiza utilizando a nadadeira anal transformada em gonopódio . A gestação dura cerca de 22 a 26 dias. Pouco antes do parto, é bom colocar a fêmea em uma caixa especial de criação de aquário (uma gaiola de plástico submersa no tanque).

Alimentação do gúpi

alimentacao do peixe gupi

alimentam-se de uma variedade de alimentos, dependendo do ambiente que ocupam: pequeno zooplâncton (protozoários, rotíferos),oligoquetas , insetos (especialmente larvas de mosca) e algas.

Criação do gúpi

A criação desta espécie no aquário começou na década de 1950: a partir da pintura original, dezenas de variedades altamente coloridas com caudas características de várias formas foram desenvolvidas e selecionadas.

Entre as mais comuns está a que apresenta o macho com corpo azul escuro e cauda em forma de leque laranja a fúcsia, ou as diferentes pinturas com estrias e listras amarelas, vermelhas, verdes e azuis.

Por agora também as fêmeas têm algumas colorações, que por vezes incluem apenas caudas amarelas, vermelhas e mosqueadas de azul (sempre menos vivas que as dos machos) enquanto por vezes também os corpos são coloridos (amarelo com barbatanas vermelhas, cabeça cinzenta e corpo e barbatanas pretas aveludadas ).

criação do peixe gupi
Sair da versão mobile