Estas são as melhores dicas infalíveis para a pesca do peixe pintado ser bem-sucedido, o pintado é um peixe de couro de grande porte que é bastante procurados na pesca esportiva e comercial.
Por esta razão, hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas infalíveis para a pesca do peixe pintado.
Além disso, para quem deseja começar a pescar pintado, é importante conhecer um pouco mais sobre esse peixe de água doce.
O pintado é um peixe também conhecido como brutelo, caparari, moleque cachara e surubim dependendo da região também é Bagre-rajado.
Este é um peixe de couro, que possui uma coloração levemente cinza e é repleto de pintas pretas que originaram o nome.
O seu corpo é roliço e alongado, além ter ferrões nas nadadeiras laterais e longos barbilhões.
Essses peixes reproduzidos em novembro e dezembro e gostam de habitar bocas de corixos e de rios, sob camalotes e em locais de fundo arenoso.
No entanto, é devido à dificuldade de retirá-lo da água que a pesca esportiva deste peixe tão exótico é visto como um troféu.
Dicas infalíveis para a pesca do peixe pintado
Conheça bem o peixe
Não importa qual peixe você queira pegar, sempre comece aprendendo sobre suas características, isso torna mais fácil encontrá-lo e também prever seu comportamento na hora da pesca.
O pintado é encontrado na maioria dos canais dos rios das bacias do São Francisco, Paraná e Prata.
Este peixe de couro tem uma forma alongada, cabeça chata, barbilhões e, como o nome sugere, manchas nas laterais, os maiores exemplares medem até 1,80 metro e pesam mais de 80 quilos.
O pintado é um peixe de corpo alongado que pode medir até 1,80 metros é um peixe noturno e caça à noite, e as suas iscas são minhocas, tuviras, minhocuçus e até pequenos peixes como o curimbatá.
Tenha um equipamento aquedado
Devido ao tamanho que o peixe pode atingir, recomendamos o uso de equipamentos reforçadas de ação média/pesada para que você esteja bem preparado.
Outro ponto é usar bons materiais de pesca, opte por varas para linhas que pesam 15 a 45 libras.
Os anzóis devem ser fixados com as dimensões 7/0 a 10/0 e o molinete ou carretilha deve conter 100 cm de fio de cerca de 0,50 milímetros.
Escolha as iscas certas
Como mencionamos anteriormente, o pintado é um peixe carnívoro e por isso, suas iscas podem ser salsichas cortadas em fatias grandes, massas e pedaços de peixes como os piaus, curimbatás, minhocuçu, tuviras, lambaris, minhocas e entre outros.
No entanto, isso não significa que o peixe não ataca as artificiais, porém se você prefere fazer uso desse tipo de isca para pintado, escolha as de meia-água ou fundo, com uma boa barbela que possa buscar o animal do fundo para a superfície.
Pesque no período certo
O pintado um peixe é noturno, o que significa que ao pescar, o peixe fica mais inquieto durante esse período e atacará mais a isca.
Se você prefere pescar durante o dia, pode avistar peixes entre junho e agosto durante o inverno, ao contrário de outras espécies, o peixe é mais inquieto e mais propenso a atacar as iscas.
Escolha os locais adequados
Esta espécie de peixe tem costume de se esconder durante o dia da luz em locais com estruturas, pontes, ilhas, calhas dos rios, árvores, galhadas, entre outras coisas.
Portanto, para ter uma chance de pescá-la, é interessante se posicionar próximo a essas regiões.
Contudo, o pintado nada a favor da correnteza e sempre se posicione de lado contrário (ou seja, contra a correnteza) para que o peixe seja atraído enquanto você trabalha a isca.
Prepare-se para fisgá-lo pelo rabo
Quanto maior o peixe, mais desconfiado ele é, portanto, se você já participou de uma pescaria desse tipo, sabe que não é incomum o anzol ficar preso na cauda do animal e não na boca.
Isso porque em muitos casos, antes de morder sua presa, o peixe pega uma cauda para imobilizá-la.
Se você estiver pescando o animal, esteja preparado, pois o anzol fisgada pelo rabo pode ser diferente.
Tome alguns cuidados durante a pesca
Uma outra dica infalível para a pesca do peixe pintado é importante que tenha atenção nos ferrões laterais que esse peixe possui.
Isso porque a ferroada é dolorida e apresenta uma espécie de veneno que deve ser evitado, deixando essa área do peixe longe do corpo.
Portanto, caso seja de tamanho menor, é possível segurar firme essa parte para evitar com que se fure.
Por esta razão, para a pescaria de pintado, é preciso estar preparado com um equipamento para utilizar na hora de de manuseá-lo, faça uso de alicates para segurar o peixe, e também para tirar o anzol.
Devolva o peixe com cautela
No caso da pesca esportiva um erro que muitos pescadores cometem é devolver o peixe na água de qualquer jeito.
Dessa forma pode prejudicá-los, pois após ficarem muito expostos ao ar, pode faltar oxigenação e eles podem até morrer ao serem colocados em seu habitat.
Portanto, lembre-se de tirar o anzol com cuidado para não machucar o peixe, seja de sua boca ou rabo.
Para isso, segure o peixe pintado na água por alguns segundos a favor da correnteza, para que ele possa se oxigenar aos poucos.
Além disso, quando estiver pronto para voltar a nadar, o próprio peixe dá um sinal, voltando a se mexer com vigor, então nesse momento, chegou a hora de soltá-lo.
Vista-se para a briga
Assim como a escolha dos equipamentos, iscas, horário e local para a sua pescaria, uma outra dica infalível para a pesca do peixe pintado é que você se vista com as roupas adequadas para se proteger do clima e dos raios solares.
Comece escolhendo uma camisa com proteção UV, pois isso pode evitar queimaduras solares.
Além disso, dê preferência a roupas feitas de tecidos dry-fit que permitam a transpiração e a respiração da pele nos dias frios e quentes.
Se você está procurando cores no inverno, considere optar por camisas de manga comprida. Para completar o look e ficar quentinha, use chapéu, máscara e óculos de sol polarizados.