O cirurgião-de-sohal (Acanthurus sohal) é um peixe de água salgada que pertence a família Acanthuridae, e do gênero Acanthurus.
Além disso, esta espécie é endêmico do Mar Vermelho que cresce a 16 polegadas em estado selvagem, e as suas notáveis listas horizontais azuis e brancas, tornou o que muitos considerem o peixe cartaz ao meio ambiente dos recifes do Mar Vermelho.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O cirurgião-de-sohal é considerado um peixe muito resistente e geralmente seguro para aquários com recifes de corais, embora possa ser difícil criá-lo devido ao seu tamanho e natureza agressiva.
Características da cirurgião-de-sohal
O cirurgião-de-sohal é um peixe que pode crescer até 40 cm na natureza, é um peixe de aquário valorizado e as suas listras horizontais azuis e brancas o tornaram um peixe lindo.
Esta espécie é comprimido lateralmente, tornando-o extremamente manobrável e rápido ao longo do recife.
O cirurgião-de-sohal tem uma espinha horizontal em forma de lâmina ao longo da base da cauda em ambos os lados, que se dobra no peixe, apontando anteriormente em direção à cabeça.
Durante a defesa e a agressão, os espigões movem a espinha de outros peixes ou intrusos, causando danos físicos.
Habitat
Esta espécie de cirurgião habita em todos os ambientes de recife no Mar Vermelho, até 90 pés ou mais fundo.
Alimentação
O cirurgião-de-sohal se alimenta de matéria vegetal, mas ocasionalmente inclui a carne de outros animais, moluscos e corais duros de pólipos grandes e pequenos.
Fotos do cirurgião-de-sohal