Água Salgada

Carpa salmão: características, reprodução e habitat

Por Alan Costa, em 27/01/2023
carpa salmao

Carpa salmãoAaptosyax grypus ) é uma grande espécie de carpa predatória criticamente ameaçada do gênero monotípico.

carpa salmao

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Os juvenis de carpa salmão vivem principalmente nos afluentes do Mekong. À medida que se desenvolvem, tornam-se grandes peixes predadores de natação muito rápida que caçam cardumes de peixes na meia-água e na água a montante.

Características da carpa salmão

caracteristicas da carpa salmao

Carpa salmão só foi descrito cientificamente por Rainboth em 1991. O peixe predador tem corpo alongado e pálpebra gordurosa que cobre a maior parte do olho.

Em sua grande boca há um entalhe na mandíbula superior . As espécies de peixes podem crescer até 130 centímetros de comprimento. O maior carpa salmão capturado no Mekong pesava mais de 30 quilos.

Habitat da carpa salmão

habitat da carpa salmao

A carpa salmão é uma espécie endêmica que só foi capturada no Mekong central , no Laos e no Vietnã . Também é encontrado no Camboja e no Vietnã.

Seu alcance é limitado de Sambor no Camboja a Loei na Tailândia. carpa salmão prefere as correntes principais de grandes rios tropicais e gosta de ficar atrás de rochas em corredeiras profundas, onde se esconde para passar por presas.

Reprodução da carpa salmão

Na época de desova de dezembro a fevereiro , sinônimo da estação chuvosa na Indochina ,carpa salmão empreende seguido por espécies como Probarbus ssp. e outras espécies de carpas menores fazem longas migrações rio acima.

Estado de conservação 

carpa salmao

Estima-se que a população tenha diminuído 90% em 10 anos, e a captura de adultos grandes está se tornando cada vez mais rara.

A pesca intensiva e não regulamentada, a degradação do habitat (poluição de grandes rios) e a proposta de construção de grandes barragens que limitam suas oportunidades reprodutivas são os fatores que levaram os cientistas a colocar o A. grypus na Lista Vermelha da IUCN.

 

 

Sair da versão mobile