Bodião verde pastel: características, habitat, reprodução e alimentação
Bodião verde pastel ( Halichoeres chloropterus )é uma especie de peixe marinho da família dos Labridae que pertence ao gênero dos Halichoeres.
Pode ser encontrado em recifes de corais e áreas circundantes em profundidades desde a superfície até 10 m (33 pés).
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Sua coloração varia dependendo do habitat em que ocorre, variando de verde brilhante em peixes que vivem em áreas com alto crescimento de algas a pálido ou com barras escuras para aqueles que habitam áreas de entulho.
Características do bodião verde pastel
O bodião verde pastel tem o corpo alongado e levemente comprimido nas laterais, atinge o comprimento máximo de 19 cm. A barbatana caudal não é bifurcada, as barbatanas pélvicas são curtas.A coloração é muito variável: muda tanto durante a vida do peixe como com a variação do habitat.
As fêmeas que vivem em áreas ricas em vegetação aquática são verdes muito brilhantes, e na base das nadadeiras peitorais apresentam uma fina faixa escura.
Listras do mesmo tamanho, mas arroxeadas, são encontradas na barriga. Os espécimes que vivem em áreas ricas em detritos ou rochosas, por outro lado, apresentam largas faixas pretas horizontais ao longo do corpo.
As fêmeas são muito diferentes dos machos, tanto que foram identificadas anteriormente como uma espécie diferente, Halichoeres gymnocephalus. Os machos adultos são verde-escuros com estrias arroxeadas na cabeça.
Habitat do bodião verde pastel
O alcance do bodião verde pastel se estende desde a Malásia ( Langkawi ) até a Grande Barreira de Corais. Também foi localizado nas Filipinas .
Vive em fundos arenosos, por vezes ricos em detritos e vegetação aquática e misturados com recifes de coral , a pouco mais de 10 m de profundidade, é bastante comum .
Alimentação do bodião verde pastel
O bodião verde pastel alimenta-se principalmente invertebrados marinhos , como crustáceos , equinodermos ( ouriços-do-mar ) e moluscos.
Estado de conservação
Não tem interesse para a pesca e ocasionalmente é capturado para ser mantido em aquário; não parece estar ameaçado por nenhum perigo particular.
A Lista Vermelha da IUCN , portanto, classifica esta espécie como “menos preocupante” (LC) .