Água doce

Pirapitinga peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Por Alan Costa, em 23/11/2021 (atualizado em 31/08/2023)
pirapitinga

O pirapitinga (Piaractus brachypomus) é peixe de água doce conhecido popularmente como pacu negro e caranha. Além disso, a sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

pirapitinga

Portanto, no conteúdo de hoje você poderá conhecer todas as características deste peixe, a sua alimentação, reprodução e outros pontos importantes para a sua pesca.

Origem:

O pirapitinga é popularmente conhecido como caranha e pacu-negro, esta espécie de peixe pertence à família Characidae, nativa da Bacia Amazônica e também presente nas águas do Araguaia-Tocantins.

Além disso, este é o terceiro maior peixe de escamas da Amazônia, no entanto, o pirapitinga possui corpo alto e comprimido, nadadeiras amareladas e cabeça pequena.

Características do peixe pirapitinga:

pirapitinga caracteristica

Além disso, o peixe pirapitinga representa uma grande espécie de pacu, por isso, também pode ter por nome vulgar “Caranha” ou “Pacu Negro”.  Este peixe é de água doce e tem escamas, assim como um corpo com forma de romboide. Também é alto e comprimido.

O Pirapitinga é um peixe de escamas que possui um corpo romboidal, comprido e alto. Além disso, ele possui nadadeiras adiposas amareladas, e  sem raios.

Vale ressaltar que este peixe possui uma coloração cinza arroxeado uniforme, por outro lado, já os adultos, possui uma cor cinza claro, com manchas alaranjadas. Pode alcançar até 80 cm de comprimento e 20 Kg de peso.

Reprodução do peixe pirapitinga:

O peixe pirapitinga faz desova no período da piracema, quando é época de chuva. Além disso, esta espécie são águas rasas e frias para a reprodução  e seu comportamento é similar ao do peixe tambaqui.

Alimentação:

O pirapitinga é um peixe que come de tudo e, em cativeiro, aceita todos os tipos de rações industrializadas para peixes.

Curiosidades:

pirapitinga peixe

Para que a criação do peixe pirapitinga em cativeiro seja eficiente, o tanque precisa ser correspondente ao seu tamanho, e a  temperatura da água também deve ser adequada em torno de 26 a 28 °C, assim como o sistema precisa ser bem oxigenado e filtrado.

Além disso, a criação em aquário é tranquila porque o peixe tem o comportamento tímido. No entanto, ele também pode ser retraído e caso se sinta inseguro, provavelmente vai recuar para se proteger.

Mas, o aquarista deve ter muito cuidado porque o peixe demora a se acostumar em aquário e pula com frequência.

Habitat:

O habitat do peixe pirapitinga são os lagos e regiões da mata alagada.

Diferença entre tambaqui e pirapitinga:

O pirapitinga é um peixe pode alcançar até 20 kg e é considerado o terceiro maior peixe de escamas da Amazônia, apresenta crescimento pouco mais demorado que o tambaqui e essa espécie de peixe redondo também é bastante utilizada para obtenção de híbridos como o patinga e tambatinga.

pirapitinga onde encontrar

Onde encontrar o peixe pirapitinga:

Esta espécie de peixe é nativo da Amazônia, porém pode ser encontrado na Bacia Amazônica e foi distribuído na Bacia Araguaia-Tocantins.

Dicas para pesca do peixe pirapitinga:

Equipamentos:

Para a pesca deste peixe, utilize equipamentos do tipo médio a pesado. As linhas podem ser de numeração  17, 20, 25 e 30 lb e o ideal seria o uso de empates curtos por causa da boca pequena e dos dentes do peixe.

Anzol:

Os anzóis podem variar entre os números de 2/0 a 8/0 e você pode usar diversas iscas.

Sensacional essa pescaria do canal do Gercimar Pelis

Tipos de iscas para a pesca do peixe pirapitinga:

As melhores iscas utilizada para esta pesca são frutos, sementes ou ate mesmo minhocuçu.

Dica:

Por ser um peixe de ameaçada de extinção, uma dica importante é pesquisar sobre a sua região e conferir se a pescaria desta espécie é livre no local.

Receitas com peixe pirapitinga:

Receita de peixe pirapitinga cozido:

Ingredientes:

– 1 kg de pirapitinga
– 3 tomates sem sementes cortados em 4 partes;
– 3 cebolas cortadas igual ao tomate;
– 6 pimentas de cheiro sem sementes e cortadas no meio (se preferir);
– 1 maço de cheiro verde picadinho;
– 1 maço de cebolinha picadinha;
– Colorau a gosto;
– Azeite de oliva a gosto;
– 1 colher de sobremesa de vinagre;
– Sal a gosto;
– Limão para preparar o peixe;

Modo de preparo:

  1. No dia anterior, lave bem o peixe, e depois coloque em um recipiente e tempere com suco de limão e sal, tampe a vasilha e coloque na geladeira.
  2. No dia seguinte, pegue uma panela grande, coloque o peixe, o tomate, a cebola, a pimenta de cheiro e parte do coentro e da cebolinha.
  3. Depois, coloque agua o suficiente para cobrir o peixe.
  4. Em seguida, crescente o azeite à gosto, 1 colher de sobremesa de vinagre e o colorau.
  5. Logo a seguir, deixe o peixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.
  6. Após os 20 minutos, apague o fogo, coloque o resto do coentro e da cebolinha e sirva a seguir.
  7. Essa caldeirada pode ser acompanhada de arroz branco.

Receita de peixe pirapitinga recheada assado:

Receita de caldeirada de peixe de pirapitinga:

 

Receita de peixe pirapitinga recheada de farofa assada de forno:

O pirapitinga é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo romboidal, comprido e alto. Além disso, ele possui nadadeiras adiposas amareladas, e  sem raios.

Vale ressaltar que este peixe possui uma coloração cinza arroxeado uniforme, por outro lado, já os adultos, possui uma cor cinza claro, com manchas alaranjadas.

Pode alcançar até 80 cm de comprimento e 20 Kg de peso.

Sair da versão mobile