Água doce

Perca amarela: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Jeferson Trajano, em 19/05/2023
reproducao do perca amarela

Perca amarela ( Perca flavescens ) é uma especie de ave da familia dos Percidae que pertence ao genero dos Perca.

Muitas espécies de peixes esportivos de água doce se assemelham mais ou menos ao poleiro, mas pertencem a gêneros diferentes.

perca amarela

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Na verdade, o tambor vermelho exclusivamente de água salgadaé frequentemente referido como um poleiro vermelho, embora, por definição, o poleiro seja um peixe de água doce.

Características do perca amarela

caracteristicas do perca amarela

A aparência do perca amarela é a de peixes robustos, mas ao mesmo tempo alongados, cobertos por escamas ctenóides.

Eles têm duas barbatanas dorsais , uma frontal maior e espinhosa, enquanto a segunda, menor, está localizada a meio caminho entre a primeira barbatana dorsal e a cauda. A boca, típica do predador, é larga e protuberante.

São peixes que pesam geralmente cerca de 2-3 kg: exemplares de cortes excepcionais crescem até 10 kg, mas são casos muito raros; em nosso país, a verdadeira espécie de poleiro raramente ultrapassa um quilo e meio de peso.

Habitat do perca amarela

habitat do perca amarela

Vive na Itáliavulgarmente conhecida como perca real ou poleiro, nativa das regiões do norte e também introduzida nas regiões centro-sul e insulares.

Estes peixes adoram ficar nas partes profundas dos rios e canais de baixa corrente, curvas de rios mas é nas lagoas que encontram as condições ambientais perfeitas para o seu desenvolvimento e a sua multiplicação.

Reprodução do perca amarela

reproducao do perca amarela

A desova da perca amarela ocorre uma vez por ano no início da primavera, quase imediatamente após o derretimento do gelo , geralmente à noite ou no início da manhã. Durante a desova, os ovos são depositados aleatoriamente na vegetação subaquática e nas raízes, sem a construção de ninhos.

Os ovos são coletados em listras âmbar e são imersos em uma massa mucosa bastante densa, que os protege de lesões infecciosas e de pequenos predadores invertebrados. Dependendo do tamanho, as fêmeas podem colocar entre 10 e 40.000 ovos.

Durante a desova, a fêmea é seguida por 2 a 25 machos, que fertilizam os ovos por ela postos. O desenvolvimento dos ovos dura de 12 a 21 dias, dependendo da temperatura da água circundante (em água morna, os ovos se desenvolvem mais rapidamente).

Alimentação do perca amarela

alimentacao do perca amarela

O perca amarela um predador excepcional, alimentando-se de pequenos peixes , insectos aquáticos , crustáceos e moluscos.

Criação em aquário 

A perca amarela é uma espécie viável para aquicultura . Esta espécie mostrou um ganho de peso líquido entre 37 e 78 gramas ao longo de um período de três anos em um estudo que criou poleiro amarelo em lagoas ao ar livre. A perca amarela reúne várias características que a tornam uma espécie apta para a aquicultura.

Algumas dessas características são as seguintes: eles são baixos na cadeia alimentar, precisando de um teor ideal de proteína de 21-27%, aceitam ração peletizada para peixes, crescem bem em altas densidades devido à sua natureza de cardume e os peixes não se transformam canibais em altas densidades.

perca amarela
Sair da versão mobile