Bodião-do-golfo (Oxyjulis californica) é a única espécie de bodião do gênero Oxyjulis da familia dos Oxyjulis.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
É um peixe de clima subtropical nativo do leste do Oceano Pacífico, que pode chegar à medir 25 cm e sua expectativa de vida na natureza é de 4 anos. É desconhecido a expectativa de vida em cativeiro.
Características do bodião-do-golfo
O bodião-do-golfo possui corpo comprimido lateralmente e muito alongado , com cabeça de perfil pontiagudo. O comprimento máximo registrado é de 25 cm.
As nadadeiras são transparentes, a nadadeira dorsal e a nadadeira anal são baixas e longas, enquanto a nadadeira caudal não é bifurcada; neste último há uma mancha preta ou marrom chocolate.
A boca tem dentes salientes úteis para raspar pequenos invertebrados das algas. A libré não é muito vistosa, varia do marrom claro ao amarelado, e o ventre é mais claro.
Habitat do bodião-do-golfo
O bodião-do-golfo vive nas águas subtropicais do Oceano Pacífico , especialmente nas florestas de algas , em profundidades de até 73 m.
É encontrado ao longo das costas do México e da Califórnia , onde é um dos peixes mais comuns.
Reprodução do bodião-do-golfo
É ovíparo e a fecundação é externa. Não há cura para os ovos. Provavelmente é um peixe hermafrodita , mas ainda não sabemos ao certo. Os ovos são pelágicos e flutuam na água.
Alimentação do bodião-do-golfo
O bodião-do-golfo tem uma alimentação muito variada, maioritariamente carnívora ainda que se alimente também de algas .
Comportamento do bodião-do-golfo
Nada em pequenos cardumes, geralmente perto do substrato , onde se enterra quando assustado e onde dorme à noite enterrado na areia com apenas a cabeça de fora.
Muitas vezes é predado pelo lobo-marinho da Califórnia. Também pode apresentar um copépode parasita , Heterochondria atypica.