Início » Peixes » Bicuda peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Bicuda peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

bicuda peixe

O bicuda ( Boulengerella maculata) é peixe de água doce e pertence a família Ctenoluciidae conhecido popularmente de Barracuda. Além disso, o nome deste peixe é uma homenagem a Georges Cuvier (1769-1832), naturalista e zoólogo francês, porque foi ele o primeiro a diagnosticar com precisão a família Salmones, que na época incluía todos os peixes caraciformes.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Portanto, no conteúdo de hoje você poderá conhecer todas as características do peixe bicuda, sua alimentação, reprodução e outros pontos importantes para a sua pesca.

Características do peixe bicuda:

bicuda
bicuda

O bicuda é um peixe de escamas ele possui o corpo alongado e uma boca grande. Além disso, a sua coloração varia de espécie para espécie, normalmente, o dorso é cinza com os flancos e o ventre prateados.

Este peixe apresenta manchas pretas no corpo, a barbatana dorsal localiza-se na metade posterior do corpo e no ânus e o seu comprimento é ligeiramente mais longo.

Por outro lado, as barbatanas pélvica e anal têm bordas pretas, e a barbatana caudal tem uma faixa preta no raio mediano. Além disso, o comprimento total da Bicuda pode atingir cerca de 1 metro o peso pode atingir 6 kg.

Reprodução do peixe bicuda:

Este peixe não costuma realizar migrações para desovar. As bicudas se reproduzem o ano todo, mas seu pico é entre novembro e março, quando os níveis de água são mais altos.

Alimentação:

A bicuda é uma espécie de peixe piscívoro, que se alimenta de peixes menores e crustáceos.

Curiosidades:

O primeiro diferencial do peixe Bicuda é que ele não costuma fazer a migração para desovar. Além disso, estes peixes não formam grandes cardumes. Ou seja, os peixes maiores costumam nadar a sós.

bicuda peixe
bicuda peixe

Habitat:

O Bicuda é um peixe que habita tanto águas profundas quanto superfícies, em áreas de correnteza ao longo da beira dos rios, boca de igarapés e lagos.

Onde encontrar o peixe bicuda:

Além disso, este espécie de peixe pode ser encontrada nas Bacias Araguaia-Tocantins e Amazônica. Este peixe Bicuda é uma espécie de água doce que é nativa da região amazônica.

Dicas para pesca do peixe bicuda:

Linha:

As linhas para esta pesca deve ser de 14 até 20 cm.

Anzol:

Os anzóis utilizado nesta pesca são entre o 3/0 e o 5/0. Além disso, escolha um anzol afiado para evitar que ele se desvencilhe durante os saltos.

Sensacional essa pescaria do canal do Programa Rancho do Pescador

Iscas:

As melhores iscas para esta pesca são as artificiais como Plugs e spinners. por outro lado também pode utilizar iscas vivas como lambari.

Dica

Portanto, uma dica muito importante é que você use um anzol bem afiado. Além disso, isso é fundamental, pois pode ocorrer o caso do peixe não seja bem fisgado, ele conseguirá escapar facilmente.

Aliás, diferentemente da pesca de outras espécies, para capturar o peixe bicuda, você deve investir em iscas artificiais. As iscas mais indicadas são Plugs e spinners.

Receita com bicuda:

Filé de bicuda com molho de camarão:

Ingredientes:

– 1kg de filé de bicuda;
– 500g de camarão sem casca;
– leite de coco a gosto;
– 2 tomates;
– 1 pimentão;
– 1 cebola;
– sal a gosto;
– limão a gosto;
– colorau a gosto;
– cheiro-verde a gosto;
– curry a gosto;
– trigo a gosto;
– azeite a gosto;
– óleo

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, tempere o filé de peixe com sal e limão.
  2. Em seguida, deixe descansar por 10 minutos.
  3. Depois polvilhe com trigo e numa frigideira já com o óleo quente frite os filés.

 Molho:

  1. Numa panela aqueça o azeite e coloque o camarão e deixe dourar por 10 minutos.
  2. Em seguida, acrescente os tomates, o pimentão e a cebola, todos cortados em cubos, o curry e o leite de coco.
  3. Logo a seguir, deixe cozinhar por 5 minutos, em seguida coloque o cheiro-verde e sal a gosto.
  4. Deixe por mas 5 minutos e pronto.
  5. Numa assadeira coloque os filés de bicuda e o molho de camarão por cima.

Receita de ensopado de bicuda:

 

Como tirar filé da bicuda:

O bicuda é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo alongado e uma boca grande. Além disso, a sua coloração varia de espécie para espécie, normalmente, o dorso é cinza com os flancos e o ventre prateados.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.