Aruanã-negro peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Aruanã-negro (Osteoglossum ferreirai) é um peixe de água doce sul-americano da família Osteoglossidae, conhecido popularmente de aruanã-preto ou aruanã-negra esta é uma espécie é sedentária e vive em águas negras.
Além disso, ás vezes os aruanãs-negros são mantidos em aquários, porém eles são predadores e requerem um tanque muito grande.
Esta espécie de peixes geralmente são capturados como alimento e para o comércio de peixes de aquário.
Esta espécie de aruanã foi descoberto na década de 1970 nas bacias do Orinoco, e esta em uma população natural ou como resultado de introduções por seres humanos é contestado.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Origem
O aruanã-negro é uma espécie é nativo da América do Sul tropical.
Características do peixe aruanã negro
O aruanã-negro tem corpo alongado e cauda afilada, os juvenis são pretos com manchas amarelas ao longo do corpo, cabeça e cauda.
E quando atinge cerca de 15 cm, as marcas desaparecem e o peixe desenvolve uma coloração cinza-aço iridescente escura a azul, daí seu nome comum.
Além disso, existem contornos amarelos e vermelhos ou as barbatanas dorsal, caudal e caudal. Ao contrário dos juvenis, os adultos são muito semelhantes ao aruanã-prateado, porém as duas espécies podem ser separadas por merística.
Reprodução do peixe aruanã negro
As fêmeas desta espécie se desovam durante a estação das águas altas, e põe até 210 ovos que são chocados na boca pelo macho e os filhotes só são totalmente liberados quando atingem cerca de 7 cm de comprimento.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de camarões, insetos, peixes menores e outros animais que flutuam na superfície da água.
Curiosidades
Um ponto curioso sobre o aruanã-negro é que alguns aquaristas asiáticos ocasionalmente se referem ao aruanã como peixe-dragão devido à sua aparência única e acreditam que trazem boa sorte
Habitat
O aruanã-negro habita próximo da superfície da água, em meio a raízes e vegetação, a espera de uma presa em potencial.
Onde encontrar o peixe aruanã negro
O aruanã-negro é encontrada na América do Sul, bacia amazônica no Brasil, na bacia do Rio Negro, incluindo o Rio Branco.
Criação do aruanã-negro em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário para o aruanã-negro deve ser com dimensões mínimas de 200 cm X 60 cm X 60 cm (720 litros) requerido.
Além disso, o comprimento e largura do tanque é de extrema importância para a manutenção da espécie deve possuir o maior espaço possível para o peixe poder manobrar, uma vez que seu corpo não é tão flexível.
É importante também utilizar obrigatoriamente tampas, esta espécie é exímio saltador.
Parâmetros da água
• água doce;
• pH: 6.0 – 7.0;
• Dureza: 0 – 0;
• Clima: tropical; 24°C – 30°C;
Alimentação em aquário
Onívoro, em cativeiro não aceita alimentos secos, sendo necessário o fornecimento de carnes e alimentos vivos, além de insetos.