Água doce

Coridora bandada peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 30/08/2022 (atualizado em 25/09/2023)
coridora bandada

A coridora bandada (Scleromystax barbatus) é um peixe de água doce da família Callichthyidae conhecido como Corydoras barbatus.

coridora bandada

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Além disso, as coridoras são um dos peixes de fundo mais procurados pelos aquaristas por conta de seu comportamento pacífico, habilidades únicas de limpeza e, principalmente, por conta de suas lindas cores.

A coridora bandada costuma ser mais ativa a noite, devendo fornecer alimentos ao apagar as luzes do aquário, embora se alimentem também durante período diurno, porém são lentos para comer podendo não competir com outros peixes pelo alimento.

coridora bandada

Origem

A coridora bandada é um peixe subtropical dulcícola nativo das bacias hidrográficas costeiras da América do Sul, do Rio de Janeiro a Santa Catarina, no Brasil.

Características do peixe coridora bandada

caracteristicas do peixe coridora bandada

A coridora bandada é uma espécie de peixe que pode atingir um comprimento de 9,8 cm e tem um pronunciado dimorfismo sexual.

As nadadeiras dorsal e peitorais dos machos desta espécie quase atingem o pedúnculo caudal e fortes arcadas dentárias ocupam uma larga área dos lados da boca, em machos adultos.

Alimentação

A coridora bandada é uma espécie de peixe onívoro, em seu ambiente natural se alimenta de vermes, crustáceos bênticos, insetos e matéria vegetal.

Habitat

Este peixe habita em pequenos rios e lagoas nas áreas costeiras do sul do Brasil, em substrato de areia ou pedras finas cobertas por lama, embora encontrado nas bacias costeiras, o peixe só ocorre em água doce.

Onde encontrar o peixe coridora bandada

A coridora bandada é encontrado na América do Sul, região sudeste e sul do Brasilem afluentes dos rios costeiros Guapi, Capivari e Inbomirim no sudeste do Brasil, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Criação do peixe coridora bandada em aquário

criacao do peixe coridora bandada em aquario

Tamanho do aquário

O tamanho do aquário deve ser com dimensões mínimas de 80 cm de comprimento e 30 cm de largura desejável.

Decoração do aquário 

De preferência, use um substrato fino de areia ou cascalho arredondado e evite usar cascalho afiado que possa danificar seus barbilhões e boca.

Aquário amante de espécies com muitas plantas e retiros que formam áreas de sombra.

Parâmetros da água

– Dureza: 2 a 25
– pH: 6.0 a 7.6
– Temperatura: 16°C a 28°C

Reprodução em aquário

Durante o ritual de acasalamento, o casal assume a posição conhecida como T, com o macho ocupando o topo do T e a fêmea posicionada perpendicularmente a ele.

A fêmea captura de dois a quatro ovos entre suas nadadeiras ventrais, onde o macho os fertiliza por cerca de 30 segundos.

Só então a fêmea nada para um local adequado onde deposita os ovos pegajosos, geralmente em uma superfície plana, como vidro de aquário, raízes e folhas, este processo é repetido muitas vezes.

O período de incubação dura cerca de 4 a 5 dias quando as larvas eclodem e nadam livremente 3 dias depois, não há cuidados parentais.

Fotos do peixe coridora bandada

coridora bandada
coridora bandada
coridora bandada
coridora bandada
coridora bandada
Sair da versão mobile