A arraia-maçã (Paratrygon aiereba) é um peixe cartilaginoso da família Potamotrygonidae, conhecido também como arraia-disco ou arraia-Aramaçá.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de arraia é uma das maiores (se não a maior) espécie de raia (ou arraia) brasileira de água doce.
O nome arraia-maçã refere-se ao formato de seu corpo, que se assemelha a uma maçã cortada ao meio quando vista de cima.
É encontrado na bacia amazônica e a maioria dos indivíduos atinge 1,3 m de largura, mas há relatos de um espécime de 2 m de comprimento e 72 kg capturado na calha do rio Solimões.
Embora as raias não ataquem, sua espinha irregular na base da cauda, medindo cerca de dez centímetros, pode ferir acidentalmente nadadores desavisados.
As picadas de arraias costumam ser extremamente dolorosas e podem até causar necrose na área da ferida, e os antídotos para seu veneno ainda estão sob investigação.
Características da arraia-maçã
A arraia-maçã tem olhos pequenos e um disco em forma de lírio (o focinho é ligeiramente côncavo).
Tem uma parte superior acastanhada com um padrão de minhoca ou teia escura e atinge uma largura de disco de até 1,6 m e um peso de 110 kg, tornando-se uma das maiores espécies da família.
Os machos atingem a maturidade com uma largura de disco de cerca de 60 cm e as fêmeas cerca de 72 cm.
Reprodução da arraia-maçã
Após um período de gestação de nove meses, a fêmea dá à luz uma média de dois filhotes, com uma largura de disco de cerca de 16 cm.
Os juvenis são encontrados em águas relativamente rasas em praias arenosas e em riachos.
Alimentação
A arraia-maçã se alimenta principalmente de peixes, mas também de invertebrados, como insetos e crustáceos, e é um predador de topo em seu habitat.
Habitat
Esta espécie de arraia habitat em águas relativamente profundas nos principais canais dos rios, mas se deslocam para águas mais rasas para se alimentar à noite.
Risco de extinção da arraia-maçã
As arraias-maçã são grandes alvos da pesca indiscriminada e/ou acidental, durante o período de seca, é muito comum que pescadores locais realizem um grande abate de raias com o fim de prevenir acidentes.
No entanto, o problema dessa prática, é devido ao pouco conhecimento e a falta dados sobre o estado de conservação destes animais.
Onde encontrar a arraias-maçã
As arraias-maçã são encontradas nas bacias Amazônica e do Tocantins-Araguaia, no Brasil.