Início » Peixes » Água doce » Cascudo bodó seda: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Cascudo bodó seda: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

cascudo bodo seda

 Cascudo bodó seda (Ancistrus dolichopterus ) é um peixe de água doce da da família Loricariidae, conhecido como bodó-seda.

cascudo bodo seda
cascudo bodo seda

Além disso, o  este é um peixe muito pacífico que pode compartilhar espaço com muitas espécies diferentes de peixes, mesmo aqueles maiores do que eles mesmos.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Origem

O cascudo bodó seda é nativo da América do Sul.

Características do peixe cascudo bodó seda

caracteristicas do peixe cascudo boda seda
caracteristicas do peixe cascudo boda seda

O cascudo bodó seda podem atingir um comprimento de cerca de 15 centímetros e as fêmeas cerca de 10 centímetros.

Esta espécie tem uma coloração escura, marrom a preta com pontos pequenos, grandes e brancos distribuídos uniformemente por todo o corpo.

Contudo as manchas são muito visíveis e presentes nos espécimes mais jovens, mas à medida que envelhecem, vão perdendo-se gradualmente, uma situação que se torna mais evidente nos machos.

Além disso, as barbatanas dorsal e caudal têm uma borda branca, que também desaparece gradualmente à medida que os indivíduos envelhecem.

Habitat

Esta espécie de peixe habita em correntes dos rios de fluxo rápido, com água clara e muita vegetação.

Onde encontrar o peixe cascudo bodó seda

O cascudo bodó seda têm uma distribuição mais ampla e podem ser encontrados na Guiana, no Rio Negro (Amazônia) no Brasil.

Criação do peixe cascudo bodó seda em aquário

criacao do peixe cascudo bodo seda em aquario
criacao do peixe cascudo bodo seda em aquario

Tamanho do aquário

O tamanho do aquário depende um pouco dos exemplares que vamos apresentar, mas podemos ver que um aquário de 80 litros ou mais estaria bom e que o ideal seria em torno de 150 litros, principalmente se queremos mais de um macho tem.

Decoração do aquário 

O aquário deve ser bem plantado, com muitos esconderijos, pois eles tendem a se esconder durante o dia, eles vão apreciar se o aquário simular as correntes de água de onde ele vem, o substrato deve ser arenoso e com uma boa quantidade de raízes.

Parâmetros da água

– Temperatura: 23ºC a 27ºC;
– Dureza da água: mole a média (4-16 dH);
– pH: 6.0 a 7.4;

Comportamento e compatibilidade

criacao do peixe cascudo bodo seda
criacao do peixe cascudo bodo seda

É muito calmo, pode compartilhar aquários com diferentes espécies de peixes, os machos podem ser territoriais (e agressivos) entre si e com espécies de tamanho e coloração semelhantes.

Por isso, aquários com menos de 80 litros devem ter apenas um macho e, se forem maiores, mais alguns podem ser adicionados, desde que tenham esconderijos suficientes. É uma espécie noturna; Não veremos muita atividade durante o dia ou com as luzes acesas.

Alimentação

O cascudo bodó seda  se alimenta de rações, vegetais (pepino e abobrinha) e larvas de insetos.

Reprodução em aquário  

A criação bem-sucedida do Bodo silky catfish no aquário requer algum conhecimento, mas é possível,
para promover a desova, os parâmetros do aquário devem ser ajustados para um valor de pH entre 6,5 e 7, a uma temperatura de 27 °C e um A dureza da água pode ser regulada entre 4 e 10º dGh.

A fêmea deposita os seus ovos no fundo do aquário, a meio do emaranhado de raízes, o macho fica então responsável por arejar e guardar os ovos, expulsando a fêmea do território.

Os ovos eclodem após cerca de 5 dias, quando os filhotes eclodem dos ovos, eles retêm reservas de sacos vitelínicos, mas estes se esgotam em cerca de duas semanas, após o que devem ser alimentados com folhas verdes picadas.

Dicas

Esta é uma espécie relativamente fácil de manter e não representa muitos problemas para o aquarista iniciante.

Vive muito bem num aquário comunitário, onde pode partilhar o espaço com vários exemplares da mesma espécie, tendo o cuidado de não introduzir mais do que um ou dois machos, consoante o tamanho do aquário.

Embora adaptam-se muito bem à composição da água, apreciam a renovação frequente da água do aquário.

Fotos do peixe cascudo bodó seda

cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda
cascudo bodo seda

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.