O rasbora espei (Trigonostigma espei) é um peixe de água doce da família Cyprinidae e da ordem Cypriniformes conhecido em inglês como Lambchop rasbora.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O espei é um peixe muito resistente e ágil, além de ser ideal para iniciantes, o rasbora espei vive nas encostas orientais do Golfo da Tailândia e no Camboja e, mais recentemente, foram encontrados na Ilha de Phu Quoc, no Vietnã.
Além disso, este tipo de rasbora é um peixe bastante agradável e perfeito para viver em aquários com outros peixes pacíficos.
Porém para que possam se sentir seguros, o aquário precisa ter no mínimo 8 exemplares da espécie, por mais que não nadem em grupos, ainda assim a companhia da espécie é absolutamente essencial.
O rasbora espei costuma ser muito pequena, podendo chegar aos 2,5 cm de comprimento apenas.
Este peixe pode viver por até 3 anos sob bons cuidados, ou seja, o aquário precisa ter água bem condicionada e uma boa manutenção com trocas parciais de água regulares.
Características do peixe rasbora espei
Os rasboras espei são peixes de pequeno porte podendo chegar aos 2,5 cm de comprimento as fêmeas são ligeiramente maiores e mais roliças que os machos, principalmente na região ventral.
Por outro lado, os machos adultos possuem corpo retilíneo e são ligeiramente mais coloridos.
Este peixe possui uma mancha escura em forma de cunha nos flancos , nos machos tende a ter um contorno mais definido, enquanto nas fêmeas tem uma aparência arredondada.
Alimentação
Em seu ambiente natural o peixe rasbora espei se alimenta de insetos, vermes e crustáceos.
Habitat
O rasbora espei habita em riachos e afluentes em meio a densa vegetação aquática.
Além disso, a água pode ter tonalidade marrom devido a presença de taninos e outras substâncias químicas liberadas pela matéria orgânica em decomposição.
Onde encontrar o peixe rasbora espei
Este peixe pode ser encontrado na região de Krabi, no sul da Tailândia.
Criação do peixe rasbora espei em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário no mínimo para manter um pequeno grupo desses peixes precisa ter no mínimo 75 litros.
Vale lembrar que, na natureza eles habitam locais com fluxo de água lento, então forneça uma boa filtragem, mas evite agitação excessiva.
Parâmetros da água
– Dureza: 2 a 12;
– pH: 5.5 a 7.4;
– Temperatura: 22°C a 28°C;
Comportamento / Compatibilidade
Espécie pacífica e sociável que forma uma hierarquia livre e pode ser mantida em aquário comunitário com pequenos peixes.
Será importante manter um cardume de pelo menos 10 exemplares para que mostrem seu comportamento natural e cores mais destacadas.
Devido ao seu pequeno tamanho, é ideal para aquários plantados ou camarões ornamentais.
Alimentação no aquário
Em cativeiro este peixe aceitará prontamente alimentos secos e vivos, podendo ser fornecido este último esporadicamente.
Reprodução no aquário
Ovíparo, a desova ocorre em águas rasas com uma profundidade de 15-20 cm.
Seu padrão de reprodução difere da maioria dos pequenos ciprinídeos, pondo ovos na parte inferior das folhas de plantas ou outros objetos, em vez de espalhar ovos aleatoriamente.
Os ovos eclodem entre 24 e 48 horas e os filhotes nadam livremente após cerca de uma semana.
Atingem a maturidade sexual por volta dos 10-12 meses e não há cuidados parentais.
Compatibilidade
Procure sempre manter o rasbora espei com outros ciprinídeos e caracídeos, por exemplo, tetras, molinésias, guppies, platys e peixes-espada.
Além disso, ele também se dá muito bem com outros bagres pacíficos, por exemplo, as coridoras.