
O platy (Xiphophorus maculatus) é uma espécie de peixe ornamental de água doce, pertence a família Poeciliidae conhecido popularmente como plati ou platy com origem no México e Guatemala.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Este peixe tropical é muito procurado para a criação em aquário, pois ele se reproduz com facilidade, além de ser peixes pequenos e dóceis que podem atingir de 4 à 7 centímetros.
Além disso, existem em uma grande diversidade de cores de platy como laranja, branco, preto, branco, azul e amarelo.
Características do peixe platy:

O platy é um dos peixes mais populares para aquário, tem um corpo mais alto e mais achato nas laterais do que os seus parentes próximos.
Além disso, este peixe é de pequeno porte com 6 cm de comprimento possui a coloração amarelo com laranja, com as nadadeiras preta, ele também possui olhos grandes na cor amarelo claro esverdeado.
Reprodução do peixe platy:
Além disso, esta espécie possui a facilidade de reproduzir, porém recomenda-se sempre que haja mais fêmeas do que machos no aquário, para evitar o estresse da perseguição deles as fêmeas.
O platy é um peixe ovovivíparo, ou seja, a fêmea mantém os ovos em seu oviduto até o momento do nascimento. Além disso, fêmea pode armazenar esperma do macho por bastante tempo, utilizando o mesmo para suas próximas gestações.
Alimentação:
O platy é um peixe onívoro, e se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal.
Em aquário aceitará alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido alimento de base vegetal regularmente.
Curiosidades:

Um curiosidades bem interessantes sobre este peixe é que a fêmea pode armazenar esperma do macho por bastante tempo, utilizando o mesmo para suas próximas gestações.
Além disso, é um tipo de peixe bastante pacífico que pode ser encontrado em outras cores. Além de ser um peixe é muito usado como alimento para peixes maiores. Portanto, Trata-se de um peixe sociável que gostar de ter por perto peixes da mesma espécie.
Habitat:
O platy vive em áreas do Brasil com o clima quente e húmido, onde habita ambientes lóticos e lênticos, como lagoas, lagos e riachos, preferem águas claras com fundo arenoso e vegetação aquática.
Onde encontrar o peixe platy:
Esta espécie pode ser encontrado nos estados do Espírito Santo e São Paulo.
Criação do platy em aquário:
Tamanho do aquário:
A criação deste peixe deve ocorrer em aquário com dimensões mínimas de 80 cm X 30 cm. Além disso, a decoração do aquário pode-se usar algumas rochas e plantas altas formando refúgios que será apreciado pela espécie.
pH da água:
O pH da água deve ficar entre 7,5 e 8,1, e a temperatura entre 18 e 25ºC.
Alimentação:
Sempre importante os oferecer uma alimentação de qualidade para o seu peixe. Portanto, oferece rações a base de vegetais com frequência.

Outro fator que influencia muito positivamente o seu peixe, é oferecer periodicamente alimentos vivos, como artêmias, já que isso contribuirá tanto para sua nutrição, quanto para o bestar emocional do peixe.
Cuidados:
O Platy precisa de cuidados com seu ambiente para viver bem e saudável. Além disso, este peixe precisa de um aquário grande o suficiente, com uma filtragem adequada e na temperatura correta.
Isso é o mínimo que você pode oferecer para o seu peixe, e o criar em um aquário sem essas condições, acaba sendo uma crueldade com o animal.
Quanto tempo vive o peixe Platy?
É um peixe predominantemente de água alcalina e pode viver cerca de 4 anos em cativeiro. Pode cruzar com outros poecilídeos como o espada ou o molinésia, gerando filhotes híbridos.
O Platy é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos este peixe tem um corpo mais alto e mais achato nas laterais do que os seus parentes próximos.
Além disso, este peixe é de pequeno porte com 6 cm de comprimento possui a coloração amarelo com laranja, com as nadadeiras preta, ele também possui olhos grandes na cor amarelo claro esverdeado.