Início » Peixes » Água doce » Peixe guppy: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Peixe guppy: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

peixe guppy

O guppy (Poecilia reticulata) é um peixe de água doce da família de Poeciliidae também conhecido como Lebiste e Barrigudinho, é um dos peixes tropicais mais amplamente distribuídos, fácil de cuidar no aquário.

peixe guppy
peixe guppy

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, é um peixinho bastante popular entre os ornamentais e muito querido dos aquaristas, o guppy é um peixe muito bonito, com formas e cores encantadoras, é robusto e adaptável a vários habitats.

No entanto, além das cores vivas, os machos possuem uma cauda longa e que tremelica o tempo todo, dando um movimento bem alegre para qualquer aquário.

Origem:

Este peixe foi descoberto por Thomas Guppy, que identificou o peixe em uma das ilhas tropicais caribenhas em Trindad.

Além disso, este peixe acabou tendo a sua origem nessa mesma ilha, o peixe guppy hoje em dia pode ser encontrado em muitos outros lugares como na America do Sul e Norte da Amazônia.

Características do peixe guppy:

peixe guppy
peixe guppy

O guppy é um peixe que possui  pequenos dentes nas maxilas, além disso, as fêmeas alcançam até 6,5cm, mas já procriam com 2,5cm.

Por outro lado, os machos são menores e alcançam até 3,5cm. Entretanto, os guppyes machos apresentam cores muito bonitas, ao contrário das fêmeas, que são pouco coloridas.

Já a sua nadadeira nadadeira caudal, possui diversos formatos com as cores laranja, vermelho e preto.

Reprodução do peixe guppy:

O guppy é um peixe ovovíparo, ou seja, seus óvulos são fecundados dentro do útero do peixe, algo diferente de alguns peixes que tem seus ovos fecundados depois de serem colocados em um determinado lugar para os machos encontrarem e fecundarem.

Além disso, as fêmeas são eficazes na hora de reproduzir. Portanto, elas podem escolher o melhor momento para fertilizar os seus óvulos, aguardando condições favoráveis para que seus filhotes sobrevivam.

No entanto, é importante colocar obstáculos no aquário que protejam os ovos, pois as fêmeas podem comê-los.

Alimentação:

Este peixe se alimenta de alimentos vivos, como artêmias salinas ou enquitreias.

Curiosidades:

Uma curiosidade sobre este peixe é a sua reprodução, diferentes de outros peixes a reprodução do guppy é através dos óvulos que são fecundados dentro do útero.

Além disso, a sua gestação fica em torno de 22 a 26 dias, sendo o intervalo entre os partos um pouco maior. No entanto, geralmente nascem de 30 a 60 alevinos.

No entanto, isso vai depender do tamanho da fêmea e da qualidade da alimentação.

Habitat:

Este peixe habita em águas de clima tropical e subtropical, com temperatura média entre 23° C a 26° C e pH mais alcalino.

Além disso, essas peixes vivem em ambientes de rios, com plantas, troncos e pequenas pedras ao fundo.

Onde encontrar o peixe guppy:

Este peixe é encontrado em lagoas, ribeirões, rios e lagos de inúmeros países de clima mais quente.

peixe guppy cuidados
peixe guppy cuidados

Como é o comportamento do guppy?

O guppy é um peixe bastante pacíficos, porém precisa ter cuidado com os seus acompanhantes, já que tendem a morder as suas grandes e coloridas caudas.

Além disso, eles costumam nadar ativamente por todo o aquário. Portanto, se um guppy se encontrar parado no fundo do tanque é sinal de que poderá estar doente.

Criação do peixe guppy em aquário:

Tamanho do aquário:

Para a criação deste peixe é necessário um aquário de 5 litros. No entanto, caso queira criar mais, como duas fêmeas e dois machos será preciso um aquário que comporte de 8 a 19 litros de água.

criacao do peixe peixe guppy em aquario
criação do peixe peixe guppy em aquário

Além disso, se seu objetivo é a reprodução da espécie, prefira aquários menores como os de 5 litros, isso facilitará que o macho capture a fêmea.

Temperatura e pH da água

A temperatura ideal para guppy é de 18ºC entre 28ºC. Além disso, o ideal é que seu aquário possua um aquecedor para fazer esse controle. Portanto, será importante também que você possua um condicionador ou fitas de controle de pH para deixar sempre o pH da água entre 7 e 8, o mais adequado para essa espécie.

Alimentação:

Em aquário alimente seu guppy alimentos secos, em flocos, granulados ou liofilizados. Além disso, é recomendado que ele seja alimentado várias vezes ao dia, mas em pequenas porções.

 

O guppy é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe ornamental de aquário popular, é um peixe que possui o corpo um peixe que possui  pequenos dentes nas maxilas, além disso, as fêmeas alcançam até 6,5cm, mas já procriam com 2,5cm. Por outro lado, os machos são menores e alcançam até 3,5cm.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.