Anchoveta peruana (Engraulis ringens) é um peixe de água salgada que pertence a família Engraulidae, popularmente conhecida como anchova chilena.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Anchoveta peruana que vive na zona sudeste do oceano Pacífico, frente à costa do Peru e Chile, é um peixe ósseo marinho parente da anchova europeia.
Além disso, apesar da carga pesqueira muito alta e das flutuações numéricas principalmente devido ao El Niño, a espécie não é considerada em risco de extinção.
Características do peixe anchoveta peruana
Anchoveta peruana é uma espécie que vive em cardumes em águas superficiais frias próximas à costa, embora possam ser encontrados a até 180 km de distância do litoral.
Esta espécie tem o corpo delgado e alongado e sua cor varia de azul escuro a verdoso na parte dorsal e prateado no ventre.
Esta espécie de anchova vive cerca de 3 anos, atingindo uns 20 cm de longitude, e tem alta taxa de gordura, com muitos ácidos graxos omega-3 e omega-6.
Alimentação
Anchoveta peruana alimenta se por meio de filtração ele come plâncton
Reprodução do peixe anchoveta peruana
O peixe anchoveta peruana se reproduz principalmente entre julho e setembro e em menor proporção durante os meses de fevereiro e março.
Habitat
É um animal pelágico normalmente encontrado até 80 km da costa. Ele povoa águas superficiais até uma profundidade máxima de 80 metros.
Onde encontrar o peixe anchoveta peruana
A anchoveta peruana é encontrada ao longo das costas do Pacífico da América do Sul, desde o Equador ao norte até a Ilha de Chiloé, no Chile.