Piau listrado (Leporellus vittatus) é uma espécie de peixe de água doce endêmica do Rio Amazonas, no Brasil. A espécie pertence a família Anostomidae, conhecido popularmente de piau-rola ou peixe canivete.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, contrário da maioria dos outros peixes de sua família, o piau listrado possui uma morfologia adaptada a uma existência bentônica em águas correntes e, como tal, tende a passar a maior parte do tempo sob o substrato do aquário.
O Piau listrado não é recomendada para aquários comunitários, já que podem ficar bastante grandes, além de terem que conviver em grupos com no mínimo 6 exemplares. Portanto, paramanter um grupo desses peixes, você precisará de um aquário com no mínimo 500 litros.
Origem
O Piau listrado é um peixe nativo da Bacias do Paraná, Paraguai, São Francisco e também da América do Sul.
Características do peixe piau listrado
O Piau listrado é um peixe de médio porte e possui uma coloração linda, em geral a sua coloração esverdeado amarelado com varias lista preta no corpo.
Comportamento
Seu comportamento é gregário e deve ser mantido com 6 ou mais indivíduos, isso é natural, pois eles formam uma hierarquia forte, apesar de algum grau de desacordo entre eles.
Quando as hierarquias de grupo são estabelecidas, elas geralmente são pacíficas, quando deixados sozinhos, eles podem se tornar agressivos, especialmente com peixes de formato e cor semelhantes.
Em comparação com outras espécies de tamanho semelhante, eles geralmente não são incômodos. Às vezes, eles podem mordiscar as barbatanas de peixes nadando lentamente ou sedentários.
Habitat
O piau listrado habita em ambiente lótico em meio a rochas e migram para florestas inundadas durante estação chuvosa.
Onde encontrar o peixe piau listrado
O piau listrado é encontrado no Peru, além das bacias do Paraná, Paraguai, rio Amazonas e São Francisco no Brasil.
Criação do peixe piau listrado em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário mínimo é de 120 cm X 50 cm X 50 cm (300 L) lembrando que o aquário deverá ser mantido bem tampado, pois o piau listrado costumam pular para fora do aquário.
Paramentos da água
– Temperatura: 18°C a 28°C
– pH: 6.0 a 7.4
– Dureza: 4 a 12
Decoração do aquário
É desejável que o aquário contenha correntes de água moderadamente fortes, substratos rochosos de vários tamanhos, como uma mistura de areia, cascalho e algumas rochas grandes para imitar o habitat e mostrar seu comportamento natural. Você também pode usar troncos, mas sempre deixe espaço para nadar.
Alimentação
O piau listrado é herbívoros por natureza, mas bastante exigente no aquário e aceitará a maioria dos alimentos fornecidos.
Além disso, forneça regularmente alimentos de origem vegetal, produtos ricos em proteínas devem ser fornecidos esporadicamente ou evitados.
Reprodução do piau listrado em aquário
O piau listrado é Ovíparo e a sua reprodução não foi reportada e seu dimorfismo sexual é pouco evidente.