Bodião-de-barbatana-multicolorida(Parajulis poecilepterus) é uma especie de peixe marinho da familia Labridae do genero Parajulis.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esta espécie cresce até 34 cm (13 pol) de comprimento total, esta espécie é comercialmente importante e também é cultivada .
É popular como peixe de caça e também pode ser encontrado no comércio de aquários.
Características do bodião-de-barbatana-multicolorida
O bodião-de-barbatana-multicolorida tem o corpo comprimido lateralmente , bastante alongado mas não muito alto, com o perfil da cabeça bastante pontiagudo, a barbatana dorsal é baixa e longa, e a barbatana anal também é baixa, mas muito menos longa.
A barbatana caudal não é bifurcada, não excede 34 cm, e os espécimes superiores a 16 cm são quase certamente machos.
A libré varia muito ao longo da vida dos peixes: os exemplares jovens, que podem ser tanto machos como fêmeas , têm geralmente uma coloração pouco marcante, tendendo para o castanho, mais escuro no dorso, e o corpo atravessado por uma larga faixa preta que começa do focinho, passa do olho e termina no pedúnculo caudal.
As barbatanas são da mesma cor do corpo, na barriga há manchas laranja. O corpo pode, em alguns casos, apresentar coloração azulada.
Já os machos adultos apresentam coloração tendendo ao verde escuro, mais claro no ventre (que pode ser amarelado, ou, mais frequentemente, branco e verde claro).
Com numerosas estrias vermelhas orladas de azul na cabeça e várias manchas da mesma cor ao longo de todo o corpo. As nadadeiras são vermelhas, semitransparentes, atrás das barbatanas peitorais existe uma mancha escura maior.
Habitat do bodião-de-barbatana-multicolorida
O bodião-de-barbatana-multicolorida é comum no noroeste do Oceano Pacífico , particularmente ao longo das costas da Coréia , Japão e Taiwan , mas também é comum ao largo de Hong Kong.
Vive em áreas com substrato pedregoso , geralmente não muito longe da costa, em profundidades não superiores a 30 m. No Japão, está principalmente à frente de Honshū , Shikoku e Kyūshū.
Reprodução do bodião-de-barbatana-multicolorida
É ovíparo e hermafrodita ; a fertilização é externa. Os machos adultos durante o período reprodutivo tornam-se territoriais, nadam em volta das fêmeas e muitas vezes mantêm as nadadeiras eretas.
Frequentemente os machos não dominantes se infiltram nos territórios onde ocorre a oviposição durante a reprodução. Entre junho e setembro, são postos até 1100 ovos , que flutuam e têm um diâmetro de cerca de 0,67-0,72 mm.
Alimentação do bodião-de-barbatana-multicolorida
O bodião-de-barbatana-multicolorida é maioritariamente carnívora, composta por ovos de outros peixes, crustáceos, como camarões.
Comportamento
Os espécimes jovens têm o hábito de nadar em pequenos cardumes, ausente nos adultos, principalmente solitários.
Além disso, esta espécie tem um comportamento incomum entre os labrídeos: durante o inverno hiberna , enterrando-se na areia, muitas vezes é presa de Fistularia commersonii .