
O badejo ( Mycteroperca bonaci) é um peixe de água salgada da família dos serranidae, ele também conhecido popularmente por abadeijo ou badeijo, é um peixe de porte médio com uma coloração variada.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, o peixe badejo possui diferentes espécies, que pode ser encontrado em qualquer mar do Brasil, pois tem capacidade de se adaptar a diferentes regiões. Isso facilita a pesca e a comercialização, pois não é difícil localizar o animal.
Origem:
O badejo é um peixe nacionalista, ou seja, é muito difícil encontrá-lo em outro lugar que não seja o Brasil. Além disso, ele está distribuído entre os mares brasileiros desde o Norte até o Sul.
Este peixe também é conhecido como castelhano abadejo, significa “escamudo”, o que tem grandes escamas. Já seu nome nome científico é Mycteroperca spp, da ordem dos Perciformes.
Espécies de peixe badejo:

- Mycteroperca rubra: esta é a espécie mais comum de Peixe Badejo que tem por característica principal as suas manchas claras e irregulares.
- Epinephelus adscensionis: é outra espécie de peixe que apresenta uma coloração marrom, bem como algumas manchas vermelhas em sua cabeça. No entanto, este peixe também tem manchas que ficam maiores na região ventral.
- Alphestes afer: é a quinta espécie de peixe badejo, porém há poucos detalhes sobre este peixe.
- Mycteroperca fusca: é um peixe que possui a cor castanha ou cinza escura, além de um maxilar proeminente. Inclusive, a espécie está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
- Mycteroperca interstitialis é outra espécie de peixe badejo que tem uma cor mais pálida abaixo do corpo e pequenas manchas na cor marrom.
- Mycteroperca microlepis: este peixe tem por principal característica a cor amarela em torno da boca. Além disso, esta espécie pode ter por nome vulgar Badejo de areia.
Características do peixe badejo:

O Badejo é um peixe de escamas, com a cor mais escura que varia entre o marrom ou cinza, com manchas espalhadas pelo corpo. Além disso, estas manchas podem variar o formato e cor de acordo com a espécie.
No entanto, estes peixes podem ter o formato mais retangular ou sem forma definida além de claras ou mais escuras em relação ao restante do corpo.
Outras características são a sua maxilar bem desenvolvida, assim como a mandíbula superior menos projetada. Há também os dentes que ficam na frente das mandíbulas e dentes no céu da boca.
Reprodução do peixe badejo:
O peixe badejo é Hermafrodita e por esse motivo, todos os peixes das espécies nascem fêmeas. No entanto, com o passar dos anos e após atingir a maturidade sexual, alguns desenvolvem o sexo masculino.
Além disso, no período de reprodução ocorre entre a primavera e verão, momento em que os peixes formam grandes cardumes para se reproduzirem, Com isso, as fêmeas desovam em média 500 mil ovos e eles ficam envolvidos em uma espécie de óleo.
O óleo permite que os ovos fiquem na superfície da água durante um mês. E logo após um mês, acontece a eclosão e os peixinhos mergulham de volta para o mar.

Alimentação:
Esta espécie de peixe Carnívoro, e se alimenta de pequenos peixes, crustáceos, moluscos e equinodermos.
Curiosidades:
O Peixe Badejo e o Abadejo são duas espécies diferentes. No entanto, eles pertencem a um grupo que pode incluir corrupios, estrelas-do-mar, serpentes-do-mar, pepinos-do-mar, dentre outros.
Este peixe também possui outras espécies que tem um parentesco próximo com o Badejo. Além disso, uma característica que diferencia estas espécies seria a falta de ossos na nadadeira do dorso.
Habitat:
Além disso, este peixe habita em os costões rochosos e recifes de corais. No entanto, um outro local comum para a espécie é o estuário porque é repleto de tocas.
Onde encontrar o peixe badejo:
Esta espécie de peixe é encontrada em grande parte das regiões do Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.
Dicas para pesca do peixe badejo:
Equipamentos:
Para esta pesca utilize equipamentos de modelos de médio a pesado. Além disso, as linhas devem ser resistentes com a numeração de 17 a 50 lb. Dessa forma, você evita que a linha rompa no momento da pesca.
No entanto, para os pescadores que preferirem usar uma linha monofilamento, indicamos que use de um líder com linha mais grossa.
Anzol:
Anzóis utilizados para esta pesca podem ser modelos de números 5/0 a 10/0 e o ideal seria utilizar um chumbo do tipo oliva a fim de manter a isca no fundo.
Sensacional essa pescaria do canal do Akira Taguchi
Iscas:
As iscas mais usadas para esta pescas são a iscas naturais como sardinhas, peixe bonito, crustáceos ou moluscos. No entanto, também pode usar iscas artificiais, porém iscas artificiais você pode usar shads, plugs de meia água, grubs, jigs e camarões artificiais.
Dica:
Esta espécie de peixe possui uma agressividade, força e agilidade, o que torna necessário para que o pescador use equipamentos reforçados para a pesca.
Receitas com badejo:

Receita de badejo ao molho bellemeuniere:
Ingredientes:
– 250 gramas de filé de badejo;
Ingredientes do Molho bellemeuniere:
– 50 g de manteiga;
– 150 g de camarão Sete Barbas;
– 150 g de champignon;
– 100 g de alcaparras;
– 500 ml de vinho branco;
– 50 ml de limão;
– 10 g de salsinha;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, corte o peixe em fatias.
- Em seguida, tempere com sal e limão.
- Depois, passe as fatias de badejo em farinha de trigo.
- Depois, use azeite para grelhar delicadamente dos dois lados.
Molho bellemeuniere:
- Em uma frigideira, colocar manteiga e dourar o camarão, champignon, alcaparras e salsinha.
- Depois, acrescentar o suco de limão e o vinho branco e deixar apurar por alguns minutos. Servir em seguida.
Receita de badejo grelhado:
Receita de badejo:
Badejo ao molho de limão siciliano:
O badejo é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele é peixe de escamas, com a cor mais escura que varia entre o marrom ou cinza, com manchas espalhadas pelo corpo.
Além disso, estas manchas podem variar o formato e cor de acordo com a espécie.