Dez por cento das espécies de peixes trocam de sexo uma vez na vida, hoje iremos apresentar alguns peixes que mudam de sexos.
Dessa forma, os machos podem passam a ser fêmea ou vice-versa, em um processo que leva algumas semanas para se completar.
Além disso, a inversão ocorre quando a proporção entre os dois sexos sofre algum desequilíbrio, assim com a mudança de sexo a espécie se defende.
Por exemplo, quando o macho dominante morre, a maior fêmea do grupo assume o seu papel e nela crescem os órgãos sexuais masculinos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as espécies de peixes que mudam de sexos.
Afinal, como os peixes mudam de sexo?
Vamos usar o exemplo do peixe-palhaço quando ocorre a inversão sexual nas espécies começa com uma série de tentativas reprodutivas fracassadas.
Causadas por encontros de peixes do mesmo sexo, então para garantir a reprodução, os peixes-palhaço alteram seus órgãos sexuais a partir de mecanismos químicos para o sexo que apresenta menor quantidade na população, e assim também acontece com demais espécies.
Tipos de peixes que mudam de sexos
Peixe-palhaço
O peixe-palhaço (Amphiprioninae) é um peixe que muda de sexo esta espécie habita em águas tropicais rasas ao longo do Mar Vermelho, no Oceano Índico e na parte oeste do Oceano Pacífico.
Além disso, a mudança de sexo ocorre através de um gatilho social, por exemplo, machos mudam de sexo apenas quando a fêmea-parceira desaparece ou quando a fêmea dominante de um grupo morre.
Essa estratégia parece aumentar as taxas de sobrevivência, melhorar a adaptação e otimizar a reprodução.
Peixe papagaio
O peixe-papagaio ( Scaridae) é uma espécie híbrida de peixe da família Cichlidae, ele foi criado em Taiwan por volta de 1986.
O peixe-papagaio também é conhecido como papagaios de sangue não devem ser confundidos com outros ciclídeos papagaios ou peixes-papagaio de água salgada.
Embora a maioria dos peixes-papagaio nasça do sexo feminino, eles carregam órgãos reprodutores masculinos.
Eles podem se tornar machos a qualquer momento de suas vidas, mas os cientistas não entendem bem o porquê, alguns acreditam que é uma maneira de equilibrar a distribuição sexual das espécies.
Bodião
O bodião ( Cheilinus undulatus) é um hermafrodita sequencial, o que significa que ele nasce com determinado órgão reprodutor e muda de sexo biológico ao longo da vida.
Além disso, a espécie em questão, se encaixa no hermafroditismo protogínico, ou seja, necessariamente nascem fêmeas e tornam-se machos.
Muitas das espécies desta família podem mudar de sexo, os juvenis são machos ou fêmeas mas os adultos maiores tornam-se machos territoriais.
O bodião é um dos peixes mais interessantes e com cores vibrantes do oceano, eles podem ser encontrados em qualquer número de combinações de cores e podem adicionar outra dimensão a um aquário de água salgada.
Serranus tortugarum
O serranus tortugarum é um peixe que muda de sexo várias vezes por dia, esta é uma espécie de peixe marinho com nadadeiras raiadas, da subfamília Serraninae, classificado como parte da família Serranidae que inclui as garoupas e anthias.
O peixe serranus tortugarum se encontra no Oceano Atlântico ocidental, esta espécie é encontrada no comércio de aquários.
No entanto, apesar de nossa fauna mundial oferecer diversas espécies hermafroditas curiosas, a presença de ambos os órgãos reprodutores, femininos e masculinos, poder ser um dos fatos mais peculiares.
Ramirezi
O ramirezi (Microgeophagus ramirezi ) é um peixe que muda de sexo e são vulneráveis devido ao seu lento crescimento, baixas taxas de reprodução e comportamento temerário perante mergulhadores e caçadores.
Além disso, todos os meros nascem fêmea e ficam sexualmente maturo ao fim de 5 anos, e por volta dos 10 anos mudam de sexo e passam a ser machos.
No entanto, é bastante normal quando não há ramirezi machos, que uma fêmea assuma o papel de liderança e até desenvolva características físicas de macho.