Os tipos de peixes de couro de água doce são uma grande parte da biodiversidade dos lagos e rios, no brasil e no mundo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores 11 tipos de peixes de couro de água doce.
Os brasileiros estão sempre em busca de bons peixes nos os lagos e rios para suas pescarias, por isso resolvemos trazer aqui alguns das diferentes espécimes de de água doce .
Bagre-bandeira
O bagre-bandeira é um do tipos de peixes de couro de água doce que possui o corpo achatado, como na maioria dos peixes de hábitos bentônicos, e as nadadeiras peitorais e dorsal com três espinhos.
Com relação a sua coloração varia do cinza azulado ao amarelo e os maiores exemplares alcançam 1m de comprimento total e cerca de 5kg.
Siluro peixe
O peixe siluro é o maior peixe de águas interiores da Europa e um das maiores espécies de peixes de água doce, podendo alcançar, em condições favoráveis, até três metros de comprimento e 150 kg de peso, porém, não há registo de um espécime dessas dimensões nos últimos 100 anos.
Marieta peixe
A Marieta é um tipo de peixe de couro de água doce que pode chegar a 50 cm, a espécie que apresenta coloração mais chamativa dentro de sua família.
Assim como a maioria da sua espécie, o peixe marieta é bastante pacífica que pode ser mantido em aquário comunitário, desde que os peixes não sejam pequenos o suficiente para serem comidos.
Surubim peixe
O surubim é um peixe nobre sem escamas, de carne branca e sabor muito agradável.
Por isso, sua aceitação no mercado é grande desde
O surubim é um peixe coriáceo com tonalidade acinzentada com várias manchas pretas no corpo. Por outro lado, sua barriga é esbranquiçada.
O corpo deste peixe é alongado e arredondado e sua cabeça é grande e achatada, medindo entre 1/4 e 1/3 do tamanho do corpo.
Além dos espinhos próximos às nadadeiras laterais e dorsais, pode chegar a 80 kg e quase 2 m de comprimento.
Jaú peixe
O jaú é um dos tipos de peixes de couro de água doce grosso e curto com nadadeiras espinhosas, também chamado de jundiá-da-lagoa ou bagre gigante. Portanto, é um peixe de grande resistência física, marrom, com manchas escuras no dorso e abdômen branco.
Mesmo os indivíduos mais jovens, comumente chamados de jaús-poca, podem ter o dorso amarelo claro com algumas manchas violetas Além disso, devido à sua grande cabeça achatada, esta espécie é fácil de identificar.
Para se ter uma ideia, a cabeça do peixe Jaú ocupa 1/3 do corpo. Outra característica muito importante dessa espécie é que ela pesa 120 kg e tem 1,60 m de comprimento.
Pirarara
O pirarara é um peixe de couro, que pode chegar aos 60kg e 1,5m de comprimento, ele possui a coloração cinza escuro e nas costas e branca na parte de baixo, assim como um tubarão.
A cauda deste peixe é avermelhada, mas esta coloração também aparece na barbatana dorsal. Além de ser um peixe onívoro, ele se alimenta praticamente tudo que encontra no fundo dos rios, entre outros peixes, frutas, moluscos e crustáceos.
Mandi peixe
O mandi é um peixe de couro e possui nadadeiras com manchas pretas e pequenas, com esporões com muco tóxico.
Além disso, este peixe é possui coloração parda, na região dorsal, passando para amarelada nas laterais e branca no ventre com uma linha escura.
O mandi também tem a cabeça cônica com olhos laterais. É uma espécie de porte médio, com até 40 cm de comprimento e até 3 kg de peso.
Jurupoca peixe
A Jurupoca é um tipo de peixe de couro de água doce possui uma coloração que pode variar do castanho-esverdeado para o amarelado, com o ventre branco. Além disso, este peixe presenta manchas pretas ovaladas de tamanho variável.
Essas manchas se localiza junto à base do lobo superior da nadadeira caudal. Além de possui uma boca voltada para cima, o que lhe proporciona uma aparência atípica, se comparado a outros peixes de couro.
Além disso, a mandíbula este peixe é um pouco maior do que o maxilar superior. este é um peixe de médio porte, alcançando cerca de 60 cm de comprimento total e 3 kg de peso.
Piramutaba peixe
A piramutaba é um peixe de couro, sem escamas e de água doce. De grande porte, ele pode alcançar até 1 metro de comprimento e chegar a pesar 10 kgs.
Além disso, ele possui 2 pares de barbilhões, sendo que dois destes saem da cabeça e são muito compridos e outros dois chegam até a cauda, um de cada lado são os maiores.
Seu dorso é de cor cinzenta/prateada e dependendo do ambiente em que vive, possui um tom verde escuro.
Piraíba peixe
O piraíba é um peixe que possui o corpo robusto e de grande porte, além disso, este peixe tem seis barbilhões sensitivos na região anterior de sua cabeça e é o maior bagre das águas brasileiras.
No entanto, esta espécie de peixe também ganha o título de maior peixe de água doce, depois do peixe pirarucu. Além disso, ele também possui uma boca ampla e quase terminal, olhos pequenos e uma cabeça larga.
Ele tem duas nadadeiras dorsais, sendo a primeira próxima do centro de seu corpo e bem desenvolvida. Já a segunda nadadeira dorsal é simétrica e tem o lobo superior e inferior do mesmo tamanho.
Jurupensém peixe
O Jurupensém é um tipo de peixe de couro de água doce que possui uma lista clara irregular que vai da cabeça à nadadeira caudal, o que lhe fortalece o alongamento. Além disso, a sua cabeça é longa e achatada, de onde vem o nome Jurupensém.
Esta espécie de peixe também possui a boca arredondada, sendo o maxilar superior maior que a mandíbula, e seus olhos estão localizados lateralmente.
Já o seu o dorso é marrom escuro, quase preto, passando a amarelado e depois esbranquiçado abaixo da linha lateral, e a sua nadadeira possui a cor avermelhada ou róseas e pode alcançar 70 cm de comprimento total.