
A piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii) é uma espécie de peixe da família Pimelodidae nativa das bacias dos rios Amazonas e Orinoco e dos principais rios das Guianas e Nordeste do Brasil.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Esta espécie de peixe faz parte do grupo dos “catfish” ou bagres, e é bastante famosa entre os pescadores do norte do Brasil.
Além disso, esta é uma espécie de peixe, rica em nutrientes e com baixo teor de gordura, portanto, é uma ótima opção saudável e de excelente custo.
Origem:
Esta espécie de peixe também é conhecido por Piramuta ou Piramutáwa. Já o seu nome científico é Branchyplatystoma vaillant,da ordem dos suliformes, da família dos Pimelodidae.
Características do peixe piramutaba:

A piramutaba é um peixe de couro, sem escamas e de água doce. De grande porte, ele pode alcançar até 1 metro de comprimento e chegar a pesar 10 kgs.
Além disso, ele possui 2 pares de barbilhões, sendo que dois destes saem da cabeça e são muito compridos e outros dois chegam até a cauda, um de cada lado são os maiores.
Seu dorso é de cor cinzenta/prateada e dependendo do ambiente em que vive, possui um tom verde escuro.
Reprodução do peixe piramutaba:
A reprodução do peixe Piramutaba ocorre no inicio das cheias, Esta é a única espécie de seu gênero que forma grandes cardumes e realiza a maior viagem já conhecida de um peixe de água doce no mundo.
As fêmeas desde os 3 anos de idade percorrem cerca de 5.500 quilômetros saindo da foz do rio Amazonas até a cidade de Iquitos, no Peru.
Alimentação:

Piramutaba se alimenta de peixes menores além de artrópodes, vermes, ovos de peixe, invertebrados, insetos, plânctons e eventualmente, vegetação.
Curiosidades:
Embora a Piramutaba não seja um peixe tão consumida em todo o Brasil, há muita demanda dessa espécie para EUA e Europa, locais para onde ela é mais exportada.
Além do sabor, este peixe é considerada um alimento extremamente fitness e está presente em várias dietas menos calóricas.
Habitat:
Como a maioria dos peixes, o Piramutaba costuma habitar nas profundezas das águas, como grandes rios, lagoas e lagos.

Onde encontrar o peixe piramutaba:
Piramutaba é um peixe que pode ser encontrado na América do sul, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco e principais rios das Guianas e nordeste do Brasil.
Dicas para pesca do peixe piramutaba:
- O equipamento para esta pesca desse peixe deve ser o de capacidade média/pesada. A vara precisa ter uma ação rápida. Os Molinetes e carretilhas deve comportam bastante linha.
- Além disso, as linhas são as de monofilamento e as mais indicadas estão entre as de 20 até 40 lbs.
- Anzóis devem ser os de 7/0 até 12/0.
Sensacional essa pescaria do canal do Pescando em Porto Velho
- Para pegar o piramutaba arremesse a isca em torno de 50 metros ou mais de distância.
- Ao ser fisgado a Piramutaba vai tentar se esconder rapidamente por entre vegetações e outros obstáculos. Por isso é recomendado que se puxe logo. Por esta razão a linha deve ser forte para não arrebentar nestes obstáculos submersos.
Tipos de iscas para pesca do peixe piramutaba:
As melhores iscas para esta pesca são as iscas naturais como peixes, minhocuçu, fígado de frango, larvas, etc.
Receitas com peixe piramutaba:
Receita de filé de piramutaba ao forno:

Ingredientes:
– 1 kg de filé de piramutaba;
– 1 cenoura média ralada;
– 5 pedaços de palmito picado;
– 2 batatas grandes fatiadas;
– 1 cebola grande fatiada;
– shoyu a gosto;
-mostarda a gosto;
– curry a gosto;
-sal a gosto;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, tempera o peixe com o sal, shoyu, mostarda e curry.
- Em seguida, pegue uma assadeira e faça uma camada de cebola, batata, cenoura ralada, filés de piramutaba, por último, o palmito picado.
- Depois leve ao forno e asse por 30 a 35 minutos.
Receita de piramutaba ao molho:
Receita de moqueca de piramutaba:
Receita de piramutaba assado:
O piramutaba é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele tem características com corpo que pode alcançar até 1 metro de comprimento e chegar a pesar 10 kg.
Além disso, ele possui 2 pares de barbilhões, sendo que dois destes saem da cabeça e são muito compridos e outros dois chegam até a cauda, um de cada lado são os maiores.
Seu dorso é de cor cinzenta/prateada e dependendo do ambiente em que vive, possui um tom verde escuro.