Tubarão-martelo: características, reprodução, habitat e alimentação
O tubarão-martelo ( Sphyrna) é um espécie de tubarão da família Sphyrnidae eles podem medir entre 0,9 até 6 metros de comprimento, pesando cerca de 3 a 500 kg.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
Esses peixes têm uma boca pequena, localizada na base do crânio, e dentes triangulares e serrilhados.
Além disso, o martelo também é caracterizado por ter duas barbatanas dorsais (a primeira é maior que a segunda), um dorso cinza e uma barriga esbranquiçada.
Características do tubarão-martelo
O tubarão-martelo possui uma extensão lateral plana de cada lado da cabeça, grande e achatada, com boca e dentes pequenos; os olhos estão nas extremidades de cada uma das extensões.
Tal forma lhes dá melhores habilidades de natação, incluindo a habilidade de virar muito habilmente, e também permite maior nitidez e maior campo de visão (360 graus), auxiliando muito na localização e captura de presas, mesmo as mais ágeis.
Outras características típicas dos tubarões-martelo são a barbatana dorsal pronunciada, e a capacidade de identificar uma gota de sangue a cerca de uma milha de distância.
Reprodução do tubarão-martelo
Os tubarões-martelo se reproduz uma vez por ano, e têm 20 a 40 filhotes a cada cria, o ritual de acasalamento do tubarão-martelo é muito violento, onde o macho persegue e morde a fêmea até esta ceder aos seus avanços.
Além disso, a fecundação é interna, e os ovos são incubados dentro do corpo da fêmea ao longo de 10 a 12 meses, alimentados através de um órgão similar ao cordão umbilical dos mamíferos, até esta dar à luz.
O tubarão-martelo não presta cuidados parentais às crias, deixando-as à sua própria sorte assim que nascem.
Alimentação
Esta espécie de tubarão se alimenta de peixes (inclusive outros tubarões e arraias), camarões, crustáceos e até mesmo algas.
Habitat
As várias espécies de tubarões-martelo habitam regiões temperadas e tropicais do mundo e geralmente são encontradas ao longo da costa e da plataforma continental.
Esses animais preferem águas rasas e quentes, habitam recifes de corais, mas podem ser encontrados a uma profundidade de 80 metros, bem como em ambientes de água salobra.
Fotos do tubarão-martelo
Status de conservação do tubarão-martelo
Os tubarões-martelo são os mais ameaçados, o estoque em 2003 correspondia a apenas 10 do número estimado de animais em 1986, ano em que se iniciou o inventário.