Tubarão mako-cavala (Isurus oxyrinchus) também conhecido como tubarão mako é um tubarão marinho que pertence a família Lamnidae.
Essa espécie é encontrado em mares tropicais e temperados, usualmente a temperaturas acima de 16°C. O nome comum mais estendido em Portugal é o de tubarão-sardo e na Galiza, marraxo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso essa espécie encontrado em mares tropicais e de clima quente em todo o mundo.
Características do tubarão mako-cavala
O tubarão mako-cavala pode crescer até 4,3 metros de comprimento, pesa 580 kg e é de cor azul metálico.
É considerado o tubarão mais rápido, pois é um excelente nadador e pode atingir 88 km/h em curtas distâncias.
A velocidade só é superada pelo atum dourado e o espadim que pode atingir os 120 km/h, ele consegue manter sua temperatura acima da média.
Essa coloração permite que o tubarão fique quase invisível de cima (camuflagem no azul) e de baixo (camuflagem com a superfície), o que ajuda a capturar presas e evitar predadores.
Reprodução do tubarão mako-cavala
Sobre a reprodução da espécie há poucas informações, por isso, sabemos apenas que a fêmea consegue gerar até 18 filhotes. elas dão à luz de 15 a 18 meses e a reprodução ocorre a cada 3 anos.
Os filhotes nascem com 60 a 70 cm de comprimento total e um ponto curioso é que os filhotes mais fortes simplesmente devoram os mais fracos.
Alimentação
O tubarão mako-cavala tem sua dieta baseada em peixes de alto-mar e de outros tubarões.
Habitat
O tubarão mako-cavala é encontrado em mares tropicais e de clima quente em todo o mundo, chegando a quase 900 m de profundidade. Geralmente encontrado em águas oceânicas entre a superfície e os 150 metros de profundidade.
Curiosidades
Sobre os perigos que o tubarão mako-cavala oferece ao ser humano, devemos relembrar a sua velocidade, com a agilidade, o animal consegue saltar para fora da água quando fisgado, algo que oferece grandes riscos aos pescadores.
Distribuição geográfica
Essa espécie está presente em mares temperados e tropicais, incluindo o Atlântico Ocidental e as regiões desde o Golfo do Maine até o sul do Brasil e Argentina.