Truta-lahontan peixe: características, reprodução, habitat e alimentação
A truta-lahontan (Oncorhynchus clarkii henshawi) é uma subespécie de truta que vive nos rios e lagos da região sudoeste dos Estados Unidos.
É também conhecida popularmente de truta-lahontan, truta-grande ou truta-do-deserto, este peixe se caracteriza por sua cor prateada com manchas vermelhas e pretas no dorso e no ventre, e uma faixa vermelha na garganta.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da truta-lahontan
A truta-lahontan pode medir até 80 centímetros de comprimento e pesar até 18 quilos, e a sua cor varia de prateada a cinza-azulada no dorso e branca no ventre, com manchas vermelhas e pretas que se estendem da cabeça à cauda.
Sua garganta tem uma faixa vermelha que lhe dá o nome de truta-cutthroat.
Reprodução da truta-lahontan
A truta-lahontan é um peixe que se reproduz em água doce, sem migrar para o mar, o ciclo de vida dura cerca de cinco anos.
Os ovos são depositados em ninhos escavados no fundo dos rios, onde são fertilizados pelos machos, os filhotes eclodem após alguns meses e permanecem na água doce por toda a vida.
A época de desova varia de acordo com a temperatura da água, mas geralmente ocorre entre abril e junho.
Habitat
Esta espécie de truta que habita as águas frias e alcalinas dos rios e lagos que deságuam na bacia hidrográfica do lago Lahontan, que fica nos estados de Nevada, Califórnia e Oregon.
Alimentação
A truta-lahontan é um peixe carnívoro que se alimenta principalmente de insetos aquáticos, crustáceos, peixes e ovos de peixes.
Onde encontrar a truta-lahontan
A truta-lahontan pode ser na bacia hidrográfica do lago Lahontan, que fica nos estados de Nevada, Califórnia e Oregon.
Fotos da truta-lahontan