Água doce

Gourami pigmeu peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 18/04/2023 (atualizado em 26/09/2023)
gourami pigmeu

O gourami pigmeu (Trichopsis pumila) é um peixe de água doce da família Osphronemidae,  espécie foi descrita pela primeira vez em 1936, quando foi descoberta vivendo em toda a bacia do rio Mekong no Vietnã, Camboja, Laos e Tailândia.

Além disso, esta espécie  é relativamente fácil de cuidar, o que o torna ideal para aquaristas iniciantes.

Embora não seja fácil encontrar o gourami pigmeu disponível em lojas de aquários, vale a pena fazer uma pesquisa, pois é perfeito para quem procura espécies para adicionar a pequenos aquários.

gourami pigmeu

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Origem

gourami pigmeu é um peixe nativo do sudeste da Ásia

Características do peixe gourami pigmeu

características do peixe gourami pigmeu

O gourami pigmeu pode crescer até 4 cm de comprimento, sendo uma excelente opção para aquários pequenos.

O corpo do peixe é em forma de flecha, com a nadadeira dorsal atrás das nadadeiras peitorais. As escamas dessa espécie são iridescentes, produzindo as cores verde, azul e vermelho, e há uma única linha escura na lateral do corpo.

Os olhos deste peixe são de um azul extremamente claro, assim como o peixe betta, o gourami pigmeu tem um órgão chamado labirinto que lhe permite respirar o ar atmosférico da superfície da água.

Habitat

O gourami pigmeu habita em corpos d’água de fluxo lento como, por exemplo, pântanos, afluentes de rios, planícies aluviais, arrozais e florestas, esse peixe prefere água parada, onde a vegetação aquática costuma ser bastante densa.

Alimentação

alimentacao do peixe gourami pigmeu

gourami pigmeu é um peixe Onívoro, e a sua principal fonte de alimento  na natureza consiste de pequenos invertebrados e insetos.

Por outro lado, em um aquário, ele aceitará rações em flocos de alta qualidade como dieta base, mas você deverá incluir alimentos congelados ou vivos para fornecer um pouco mais de proteína para o peixe. como por exemplo artêmias, dáfnias, tubifex ou bloodworms para ajudar no crescimento, na coloração e saúde geral.

Criação do peixe gourami pigmeu em aquário

Configuração do aquário

criacao do peixe gourami pigmeu em aquario

O tanque deve conter pelo menos 20 litros para um único espécime, embora 40 litros sejam recomendados para um grupo de 4 peixes.

O gourami pigmeu é um peixe muito ativo e ficará feliz em nadar por todas as áreas do aquário. No entanto, devido ao fato de que ele respira ar na superfície da água, sugiro que você o mantenha em um ambiente mais longo e raso do que em um ambiente mais alto e profundo.

Parâmetros da Água

– pH: Manter entre 6.0 – 7.0;
– Temperatura: Manter entre 25 – 28°C;
– Dureza da Água: Entre 5 – 19;

Temperamento / Comportamento

criacao do peixe gourami pigme

O gourami pigmeu é considerado um peixe pacífico, mas é bastante tímido se o aquário não tiver esconderijos e plantas para se esconder.

Eles podem ser mantidos sozinhos, em pares ou em pequenos grupos de 4 peixes. Este peixe é considerado muito sociável e não terá problemas em conviver.

Além disso, não é uma criatura agressiva. Até têm fama de serem um pouco competitivos em termos de territórios e proteção das suas crias, mas no geral conseguem conviver pacificamente com os outros peixes do aquário.

Compatibilidade do gourami pigmeu 

gourami pigmeu é um peixe pequeno e não agressivo e, como tal, só deve ser mantido com outras espécies de tamanho e comportamento semelhantes, como por exemplo, gourami pérola, paulistinha, guppy, rasboras, tetras, coridoras e limpa vidro.

Reprodução / Acasalamento

gourami pigmeu

O tanque de desova deve ser configurado como um ambiente tropical específico para a espécie. Certifique-se de que este tanque tenha uma tampa bem ajustada, pois isso permite que os filhotes tenham acesso a uma camada de ar quente e úmido na superfície para proteger seu órgão labiríntico à medida que se desenvolve. Muitos criadores usam filme plástico sob a tampa para fazer isso.

Escolha um casal saudável de peixes machos e fêmeas e adicione-os ao tanque de criação. O macho provavelmente construirá um ninho de bolhas sob uma planta, em um canto do aquário ou mesmo em uma caverna.

O macho então se enrolará em torno da fêmea e os óvulos e esperma serão liberados em o mesmo tempo. O macho coleta os ovos fertilizados e os carrega para o ninho de bolhas criado. O processo de desova continua até que a fêmea fique sem ovos.

Sair da versão mobile