A truta de riacho (Salvelinus fontinalis) é uma espécie de peixe de água doce do gênero Salvelinus da família do Salmonidae. popularmente conhecido como truta de riacho oriental, truta salpicada, truta quadrada, riacho ou truta de lama.
A truta de riacho é nativo do leste da América do Norte nos Estados Unidos e Canadá, mas foi introduzido em outros lugares da América do Norte, bem como na Islândia, Europa e Ásia.
Este peixe ocorre em rios com correntes moderadas e fundos de cascalho ou areia.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da truta de riacho
A truta de riacho é um peixe que possui coloração verde escura a castanha, com um padrão marmorizado distinto de tons mais claros nos flancos e no dorso e estendendo-se pelo menos até à barbatana dorsal, e frequentemente até à cauda.
Uma dispersão distinta de pontos vermelhos, rodeados por halos azuis, ocorre ao longo dos flancos.
Além disso, o ventre e as barbatanas inferiores são de cor avermelhada, estas últimas com bordos dianteiros brancos, a barriga dos machos, fica muito vermelha ou laranja quando os peixes estão desovando.
Reprodução da truta de riacho
A fêmea constrói um ninho em um local no leito do riacho , às vezes chamado de “redd”, onde a água subterrânea percola para cima através do cascalho.
Um ou mais machos se aproximam da fêmea, fertilizando os óvulos conforme a fêmea os expressa, a maioria das desovas envolve machos periféricos, o que influencia diretamente o número de ovos que sobrevivem até a idade adulta.
Em geral, quanto maior o número de machos periféricos presentes, maior a probabilidade de os ovos serem canibalizados.
Os ovos são ligeiramente mais densos que a água, a fêmea então enterra os ovos em um pequeno monte de cascalho; eles eclodem em 95 a 100 dias.
Habitat
Esta espécie de truta habita grandes e pequenos lagos, rios, riachos, riachos e lagoas de nascente, eles preferem águas límpidas de alta pureza.
Alimentação
A alimentação da truta de riacho inclui insetos terrestres (normalmente formigas, besouros, gafanhotos e grilos ) que caem na água, crustáceos, moluscos, peixes menores, invertebrados.
Onde encontrar a truta de riacho
A truta de riacho é uma espécie nativa do leste da América do Norte, e pode ser encontrada no Canadá, mas foi introduzido em outros lugares da América do Norte, bem como na Islândia, Europa e Ásia, nas Províncias marítimas canadenses e a drenagem do alto rio Mississippi, no extremo oeste até o leste de Iowa.
Dicas para a pesca de truta de riacho
Equipamentos
A truta de riacho é um peixe de porte pequeno a médio, que costuma pesar entre 300 gramas e 2 quilos.
Por isso, recomenda-se usar um equipamento leve a médio, com vara de 1,5 a 2 metros de comprimento, carretilha ou molinete com capacidade para 100 a 150 metros de linha de 0,20 a 0,30 mm de diâmetro e anzóis de número 6 a 12.
Tipos de iscas para a pesca de truta de riacho
As iscas mais usadas para a pesca de truta de riacho são as colheres metálicas, as spinners, os plugs, as iscas de superfície e as iscas de fly.
As cores mais indicadas são as que contrastam com a cor da água, como vermelho, amarelo, laranja e prata.
Por outro lado as iscas naturais também podem funcionar, como minhocas, ovas de peixe e grãos de milho.
Dicas
A truta de riacho é um peixe que gosta de águas frias, oxigenadas e limpas. Por isso, procure pescar em rios com essas características, especialmente nas partes mais rápidas e profundas.
- Evite fazer barulho e movimentos bruscos na margem do rio, pois a truta é um peixe arisco e sensível à vibração da água.
- Lance a isca à montante do local onde você acredita que o peixe esteja e recolha-a lentamente, fazendo movimentos variados para atrair a atenção da truta.
- Quando sentir a fisgada, dê uma fisgada firme e segure o peixe com cuidado, evitando que ele salte ou se enrosque em obstáculos.
Fotos da truta de riacho