A truta aurora (Salvelinus fontinalis timagamiensis) é uma variante ou subespécie da truta nativa de dois lagos no distrito de Temagami, em Ontário e Canadá, conhecida popularmente de truta das fontes.
A existência do peixe foi trazida ao conhecimento do mundo da pesca por quatro pescadores americanos que foram levados por Archie King de Latchford, Ontário, para o sistema do rio Lady Evelyn, em Ontário, em 1923.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da truta aurora
A truta aurora distingue-se da truta pela sua coloração única, e geralmente não tem manchas, a coloração variando de um tom magenta no dorso a um laranja brilhante, quase fluorescente ao longo da barriga, especialmente em machos maduros.
A história de vida dos peixes é essencialmente idêntica à da truta, os adultos pesam em média cerca de 0,5 a 1,5 kg, embora sejam conhecidos indivíduos com até 4 kg.
Reprodução da truta aurora
A truta aurora é um peixe que se reproduz em água doce, sem migrar para o mar. O ciclo de vida da truta aurora dura cerca de seis anos.
Os ovos são depositados em ninhos escavados no fundo dos lagos, onde são fertilizados pelos machos.
Os filhotes eclodem após alguns meses e permanecem no lago por toda a vida, a época de desova varia de acordo com a temperatura da água, mas geralmente ocorre entre setembro e novembro.
Habitat
A truta aurora habita em águas frias e cristalinas dos lagos e rios que deságuam nas regiões polares e subpolares do mundo.
Alimentação
A truta aurora é um peixe carnívoro que se alimenta principalmente de zooplâncton, crustáceos, peixes e ovos de peixes.
Fotos da truta aurora