Início » Peixes » Caranha vermelha peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Caranha vermelha peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

caranha vermelha

O Caranha vermelha ( Piaractus brachypomus) peixe de água salgada conhecido popularmente de pirapitinga e caranha. Pertence a família Lutjanidae.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Caranha vermelha
Caranha vermelha

Além disso, este é o peixe mais comum da costa brasileira, ele costuma ficar entocado durante o dia e usa a noite para se alimentar.

Portanto, no conteúdo de hoje você poderá conhecer todas as características do peixe Caranha vermelha, sua alimentação, reprodução e outros pontos importantes para a sua pesca.

Características do peixe Caranha vermelha:

onde encontrar o caranha
peixe caranha

Esta espécie apresenta um corpo alongado e forte, como também uma cabeça grande. Além de possui lábios grossos e grande.

Além disso, o Peixe Caranha a sua coloração que pode variar do vermelho ao rosé e pode causar grande confusão entre os pescadores.

Este peixe  tem fileiras de escamas nas costas que sobem acima da linha lateral e sua característica mais marcante são os dentes caninos. Já a nadadeira caudal é bifurcada e a dorsal seria espinhosa.

Hábitos:

Este peixe possui o hábito de se alimentar à noite, quando ficam mais ativas. Portanto, durante o dia costuma fica escondido. Além disso, os peixes mais jovens formam grandes cardumes.

Reprodução do peixe caranha vermelha:

A única característica que se sabe sobre a reprodução dessa espécie de peixe é que ela faz migrações no período da desova.

peixe caranha
peixe caranha

Alimentação:

O peixe caranha vermelha se alimenta de peixes, moluscos, crustáceos e outros seres marinhos, tornando-se mais piscívoras na fase adulta.

Curiosidades:

A primeira curiosidade tem relação com a pesca deste peixe, pois este peixe é ativo durante a noite, por isso, use as técnicas da pesca noturna.

E falando ainda sobre a pescaria, saiba que esta espécie é cautelosa e você pode ter grande dificuldade para se aproximar, pois este peixe é muito esperto e logo quando sente algo diferente na isca, costuma fugir.

Habitat:

Esta espécie de peixes habitam nos fundos rochosos e de recifes, podendo também ser encontradas em regiões estuarinas, ou seja com teor de sal reduzidos.

Ameaças:

O peixe caranha vermelha é ameaçado em alguns lugares com a poluição e destruição do habitat.

Onde encontrar o peixe Caranha vermelha:

caranha peixe onde encontrar
Caranha vermelha peixe onde encontrar

O peixe Caranha vermelha é encontrado em vários países como Antígua, Barbados, Brasil, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Guiana Francesa e Haiti.

Além disso, ele também estar presente no México, Jamaica, Suriname, Estados Unidos, Nicarágua, Panamá e Porto Rico.

Dicas para pesca do peixe Caranha vermelha:

Equipamentos:

Os equipamentos ideais, são os modelos de ação média para pesado, assim como as linhas de 17 a 50 lbs. Os anzóis podem ser de número 2/0 a 10/0.

Tipos de iscas para a pesca do Caranha vermelha:

As melhores as iscas para esta pesca são as iscas naturais como peixes pequenos, xareletes vivos, bicudas e anchovas.

Com este tipo de isca, os pescadores costumam pescar com um anzol circular, juntamente com o chumbo grande para manter a isca no fundo. No entanto, você também pode usar iscas artificiais, prefira os modelos como jigs ou plugs de meia água.

Sensacional essa pescaria do canal do LUIZ AUGUSTO Lima

Dica:

Saiba que a pesca de Peixe Caranha vermelha exige o uso de empates. Além disso, este peixe tem um dente muito forte e afiado. Portanto, não deixe de usar o arranque para evitar que a sua linha arrebente quando entra em atrito com as pedras.

O Caranha vermelha é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele possui o corpo alongado a cabeça grande. Além de possui lábios grossos e grande.

Além disso, o Peixe Caranha vermelha a sua coloração que pode variar do vermelho ao rosé e pode causar grande confusão entre os pescadores.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.