Aqui estão 6 tipos de peixe-gato, ou bagres, que são populares em várias partes do mundo, incluindo suas características e habitats. além disso, Os peixes-gato, com seus bigodes característicos e formas variadas, são uma das ordens de peixes mais diversas e intrigantes do planeta. Com mais de 2.000 espécies conhecidas, eles habitam rios, lagos, oceanos e até mesmo alguns ambientes subterrâneos.
A grande diversidade de peixes-gato é resultado de milhões de anos de evolução, adaptando-se a diferentes habitats e nichos ecológicos. Cada espécie possui características únicas que a ajudam a sobreviver em seu ambiente específico.
Algumas das principais características dos peixes-gato:
- Barbilhos: Os famosos “bigodes” dos peixes-gato são órgãos sensoriais que ajudam na localização de alimentos e na orientação em águas turvas.
- Dentes afiados: Muitas espécies possuem dentes afiados para se alimentarem de outros peixes, crustáceos e até mesmo frutas.
- Espinhos: Algumas espécies possuem espinhos nas nadadeiras que servem como mecanismo de defesa contra predadores.
- Bexiga natatória: Um órgão interno que permite ao peixe controlar sua flutuabilidade.
- Variedade de tamanhos: Os peixes-gato variam em tamanho desde alguns centímetros até mais de 3 metros de comprimento.
Os peixes gato representam toda uma ordem da classe Actinopterygii, ele são peixes de água doce.
Além disso, esses peixe são conhecidos como bagres, bem como os indivíduos podem viver em mares, rios ou lagoas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
No entanto, nos acompanhe ao decorrer deste artigo para entender informações sobre as principais espécies, curiosidades, alimentação e distribuição.
Classificação:
– Nome científico: Franciscodoras marmoratus, Malapterurus electricus, Amissidens Hainesi, Ictalurus punctatus e Plotosus lineatus.
– Família: Doradidae, Ictaluridae, Ariidae, Plotosidae e Malapteruridae.
Origem dos peixes gato
Além disso, o nome popular peixe gato se refere a uma ordem de peixes pertencente à classe conhecida como Actinopterygii.
Eles também fazem parte da mesma classe outros peixes, como os bagres, e outros animais que vivem em habitats como os mares, as lagoas e os rios.
No entanto, um ponto interessante sobre esses animais é que a denominação de peixe gato se aplica a várias espécies que fazem parte de uma mesma classe.
Sobretudo, esses peixes são separados pelas suas características próprias e por detalhes como o comportamento e os locais onde são encontrados com maior frequência.
Além disso, para entender um pouco mais a respeito dessa espécie, veja a seguir alguns aspectos dos principais exemplares de peixe gato disponíveis na natureza.
Principais tipos de peixes gato
Além disso, existem mais de 2 mil tipos de peixes gato catalogadas e estes animais podem variar muito quanto ao seu tamanho.
No entanto, o nome dedicado foi atribuído à espécie devido aos barbilhões, que se parecem com os bigodes dos gato.
Portanto, conheça mais a respeito de algumas das principais espécies de peixe gato logo abaixo!
Bagre-americano:
Os peixes bagres-americanos (ictalurus punctatus) são originários de locais como o Mississippi, nos Estados Unidos.
Além disso, eles são conhecidos como peixe-gato-do-canal ou bagre-americano, devido a sua origem, e é uma das espécies de bagre mais comuns no país.
No entanto, anualmente, a região na qual o peixe é encontrado recebe mais de 8 milhões de pescadores.
Entretanto, devido ao seu crescimento em larga escala, a espécie de peixe se tornou rapidamente muito benéfica para a manutenção da aquicultura dos Estados Unidos e vem gerando um impacto muito positivo nesse setor.
Peixe gato ridged:
Esta é outra espécie conhecida do peixe-gato ridged (Amissidens Haines), que também pode ser encontrado pelo nome de bagre-Ridged.
No entanto, este peixe chega a crescer até cerca de 30cm no total e possui uma cor acinzentada escura, bem como alguns tons de roxo ao longo de seu corpo.
Além disso, o bagre-Ridged conta com lábios carnudos mas uma boca bastante pequena em forma de triângulo.
Eles são conhecidos bigodes que dão o nome popular ao peixe costumam ser menores que as demais espécies e bem mais finos.
Já as suas barbatanas são formadas por pequenos espinhos de aparência muito fina e longa.
Cumbaca:
Esta espécie de peixe gato é o cumbaca (franciscodoras marmoratus) ele pode ser chamada também de serrudo, gongó, cumbaca, azarento e helicóptero, a depender da região.
No entanto, um dos nomes mais populares é serrudo, que está ligado ao barulho de serra feito pelo animal.
Contudo, a espécie desse peixe faz parte da família Doradidae e é encontrada nas regiões banhadas pelo rio São Francisco.
Entretanto, o peixe consegue sobreviver fora da água por cerca de 1h e, mesmo não sendo um animal muito grande em geral, é usado para o preparo de alguns pratos, principalmente caldos.
Peixe gato eletrico:
O peixe Malapterurus electricus é conhecido por ser um tipos de peixes gato que conta com seis bigodes e apenas uma barbatana, localizada em seu dorso e através da barbatana caudal, que conta com uma cor castanha ou acinzentada.
Além disso, essa é uma das maiores espécies de tipos de peixes gato e pode atingir cerca de 1,2 metros e o seu peso pode chegar até mesmo a 23kg.
No entanto, além do seu tamanho diferenciado, o Malapterurus electricus leva esse nome porque possui a capacidade de gerar e controlar uma descarga elétrica que pode atingir 450 volts.
Plotosus lineatus:
Além disso, o Plotosus lineatus também fazem parte das famílias de peixes gato, especificamente a Plotosidae.
No entanto, esses peixes atingem um comprimento máximo de 30 a 32 cm e possuem uma cor castanha, além de possuírem faixas mais claras ao longo do seu corpo.
Entretanto, uma característica curiosa dessa espécie é que os peixes possuem barbatanas bastante específicas.
Este peixe possui a segunda dorsal e anal aparecem fundidas, como sem fossem uma única barbatana.
Por outro lado os seus barbilhões, algo comum nesses animais, a espécie conta com quatro, que estão localizados na mandíbula inferior e outros quatro que ficam na superior.
Bagre africano
O bagre-africano (Clarias gariepinus) é uma espécie de bagre de água doce da família Clariidae que é formada por bagres de respiração aérea da Ordem Siluriformes.
O bagre-africano tem um corpo esguio, uma cabeça chata e ossuda (mais lisa em comparação com outros bagres), uma boca larga e terminal com quatro pares de barbilhões.
Possui um órgão respiratório acessório que lhe permite respirar o ar atmosférico e sobreviver em ambientes com baixo índice de oxigênio.
Além disso, eles ficam no fundo lamacento de lagoas e ocasionalmente engolem ar pela boca.
Pode sair da água à noite e usar suas poderosas nadadeiras e espinhos para desembarcar, procurar comida ou migrar para outros corpos d’água para se reproduzir.
Alimentação do peixes gato
A alimentação dos peixes gato são minhocas, pequenos mamíferos, peixes e crustáceos.
Os peixes-gato são onívoros e possuem uma dieta variada que inclui tanto matéria vegetal quanto animal. Eles se alimentam de insetos, pequenos crustáceos, vermes, moluscos, e, em alguns casos, de outros peixes menores.
Os peixes-gato consomem matéria orgânica em decomposição e plantas aquáticas, aproveitando sua capacidade de vasculhar o fundo dos rios e lagos com seus barbilhões sensoriais, que os ajudam a localizar alimentos, mesmo em águas turvas.
Em cativeiro ou ambientes de aquicultura, a dieta dos peixes-gato pode ser complementada com ração comercial, que é balanceada para garantir um crescimento saudável. Eles também aceitam grãos e subprodutos vegetais. Sua capacidade de se alimentar de uma ampla variedade de fontes alimentares os torna peixes resilientes e adaptáveis em diferentes tipos de habitats aquáticos.
Reprodução do peixes gato
Os peixes gato se reproduz durante a primavera e começo do verão, momento em que as fêmeas buscam por águas rasas isoladas, a fim de desovar.
No entanto, a água deve ter o fundo de areia e lamacento ou pode ser repleta de vegetação e troncos.
Habitat dos peixes gato
Além disso, a distribuição do peixe gato ocorre em todo o mundo com exceção da Antártica, mas o local exato depende da espécie.
Como por exemplo, o I. punctatus é original do neártico, isto é, as regiões da América do Norte.
Curiosidades sobre peixe gato
Uma curiosidade dos peixes-gato são lixeiros noturnos, e apesar de terem olhos grandes, não os usam para localizar a comida.
Além disso, eles percebem o gosto dos alimentos à longa distância, graças a papilas gustativas nos seus barbilhões.
Por outro lado, o barbilhão toca um fragmento de comida, a mesma é avaliada e ingerida.
No entanto, alguns peixes têm sensores de paladar em todo o corpo e podem até sentir com suas caudas, uma grande vantagem quando estão procurando comida no escuro, em águas turvas.
Como pescar o peixe gato?
Além disso, a pesca de peixe gato é comum no mundo. No entanto, é preciso alguns cuidados, como identificar os locais de cada espécie para que seja possível utilizar iscas e procedimentos condizentes com cada espécie.
Já a distribuição ocorre ao redor do globo, exceto na Antártida, leia a seguir para saber mais sobre como pescá-lo!
Busque o lugar ideal para a pesca:
Além disso, o primeiro ponto a ser destacado é a identificação do local de acordo com a espécie.
Como por exemplo, o Ictalurus punctatus é comumente encontrado em regiões da América do Norte, podendo ser visto nos EUA, México e em algumas regiões do Canadá.
Dessa forma, para a pesca dessa espécie é necessário se deslocar para os locais destacados e o mesmo deve ser feito com outras tantas de peixe gato que existem e já foram catalogadas quanto aos seus habitats naturais.
Utilize os equipamentos corretos:
Além disso, para a pesca de peixe gato é necessário que o pescador utilize de uma vara média pesada, com cerca de 1 a 2 metros de comprimento, altamente resistente e que conte com um carretel capaz de suportar linhas mais grossas e fortes.
Outra ferramenta muito importante para a pesca de peixe gato é o gabarito.
Ele é necessário adicioná-lo ao final da linha com o intuito de favorecer a atração do peixe porque ele chamará a sua atenção.
No entanto, o gabarito garante mais peso e pode levar a isca a locais profundos.
Sensacional essa pescaria do canal do Aldaecio Bergamini
Tipos de iscas para a pesca de peixe gato:
Além disso, é importante citar que as iscas para atrair o peixe gato precisam ser testadas de acordo com as espécies.
No entanto, existem alguns pontos em comum que podem facilitar a vida do pescador.
Entretanto, como os peixes-gato normalmente fazem outros peixes menores de presa, esta é uma opção que poderá ser usada ao seu favor.
Entretanto, outro tipo de isca muito comum de ser usado com os peixes-gato são larvas vivas, que podem ser usadas para atrair a atenção desses peixes.
Entretanto, caso o pescador utilize peixes cortados, é comum que as iscas façam mais efeito em águas com pouca correnteza.