6 Tipos de peixe lambari mais conhecidos no Brasil
Tipos de peixe lambari mais conhecidos no Brasil que pertencem a família Characidae, Além disso, os lambaris são peixes de pequeno porte bastante popular no aquarismo, na culinária, na pesca e até mesmo para ser usada como isca viva por pescadores de pesca esportiva.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores alguns tipos de peixe lambari e como diferenciar cada espécie.
Vale ressaltar que, há mais de 300 tipos de peixe lambari que habitam as águas brasileiras e as mais conhecidos entre eles são o lambari-guaçu, lambari rabo-vermelho, lambari comum e o lambari-do-rabo-amarelo.
Tipos de peixe lambari
Lambari
O lambari é um peixe de água doce, conhecido também como lambari comum é um tipo de peixe lambari que possui escamas, com coloração prateada, e nadadeiras variando entre amarela, vermelha e o preta.
Outra característica marcante do lambari são suas duas manchas no corpo, uma delas é encontrada próxima à nadadeira, já a segunda pode ser localizada na parte acima da cauda.
Lambari de rabo vermelho
O lambari de rabo vermelho é um tipo de peixe lambari um com vasta distribuição em todo continente americano, desde o México até a Argentina.
Além disso, ele possui uma grande capacidade de colonizar diferentes habitats. O lambari de rabo vermelho é um peixe de pequeno porte seu tamanho médio é até 15 cm de comprimento, este peixe possui corpo claro e nadadeiras avermelhadas.
Ele também apresenta duas manchas umerais (por isso o nome da espécie), sendo a segunda mais clara, e uma faixa longitudinal escura que se prolonga sobre os raios da nadadeira caudal.
Lambari listrado
O lambari listrado é conhecido como lambari dourado comumente encontrado em meio a densa vegetação aquática em ambiente lêntico.
Além disso, o macho tem o corpo reto e coloração mais intensa, enquanto a fêmea tem o corpo mais roliço e cores mais claras, sendo também um pouco maior.
Este tipo de peixe lambari é uma espécie associada a ambientes de florestas e ocorre desde a região sudeste do Brasil até o Rio Grande do Sul.
Lambari pipira
O lambari pipira é um peixe que tem o corpo prateado ligeiramente translúcido com tons vermelho-rosados, as nadadeiras são em sua maioria translúcidas, exceto pelas nadadeiras dorsal e anal que possuem manchas pretas.
Com relação as fêmeas são ligeiramente maiores e mais roliças que os machos, principalmente na região ventral.
O peixe lambari pipira habita nas bacias hidrográficas de Trinidad, bacias hidrográficas costeiras da Venezuela, rios da Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Bacias dos rios Amazonas e Guaporé no Brasil e Peru, no Brasil ocorre nos estados do Amazonas e Rondônia.
Lambari-guaçu
O lambari-guaçu é um peixe de água doce representante do gênero Astyanax, também conhecido popularmente como a Sardinha de água doce.
Além disso, o lambari-guaçu é uma espécie de peixe que vive em rios, lagoas, córregos e represas do Brasil, esta é a maior espécie de de lambari com 20cm de comprimento.
O lambari-guaçu é um peixe de pequeno porte mede cerca de 20 cm de comprimento e possui um corpo robusto alongado, com boca pequena e uma velocidade enorme.
Este tipo de peixe lambari habita em em rios, lagoas, córregos e represas, e durante as épocas de cheia em matas inundadas.
Lambari-do-rabo-amarelo
O lambari do rabo amarelo é um peixe nativo América do Sul, e ocorre também nas hidrográficas do Brasil.
Além disso, esta é uma espécie de peixe possui grande capacidade de colonizar diferentes ambientes, isso porque eles possuem uma grande adaptabilidade a diferentes habitats.
O lambari do rabo amarelo é um peixe pequeno com escamas prateadas e nadadeiras em uma variedade de cores, incluindo amarelo, vermelho e preto.