Água doce

Carpa koi peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 28/12/2021 (atualizado em 18/07/2023)
carpa koi

A carpa koi (cyprinus carpio) é um peixe ornamental de água doce da família Cyprinidae conhecido popularmente de Nishikigoi.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, a carpa koi é um dos peixes mais dóceis e pacíficos que existem,  eles podem ser comer na mão de quem os alimenta e se adaptam rapidamente a diferentes ambientes.

carpa koi

Este peixe surgiram através de uma mutação genética da carpa comum na região de Niigata no Japão e vivem em média de 70 anos, e podem ser encontrados exemplares com mais de 200 anos no Japão.

Origem da carpa koi:

onde encontrar carpa koi

A carpa koi é de origem asiática é criada na China há mais de 2.000 anos, em 1258, já se faziam referências a essa espécie na França.

Além disso, este peixe marcou o início da piscicultura na Europa, a partir da Idade Média, em criações desenvolvidas nos conventos, pelos monges, que necessitavam de peixes frescos nos dias de abstinência.

Este peixe colorido é uma modificação feita pelos japoneses conhecido como Nishikigoi após criadores de Niigata terem desenvolvido para uma exposição.

No entanto, quando foi importado da China, o koi era cinza e não tinha cores vívidas.

Em seguida, depois da alteração, sua beleza impressionou e o príncipe Hirohito (na época) tinha oito peixes de Niigata em seu lago, isso fez crescer a popularidade do koi pelo Japão.

Características do peixe carpa koi

características do peixe carpa koi

A carpa koi é um peixe que possui escamas cicloides bem grandes, podendo revestir todo seu corpo ou apenas alguns aglomerados em certos pontos, porém dependendo da variedade.

Este peixe também possui um corpo bastante arqueado no dorso e mais retilíneo na região ventral, ele também possui uma boca pequena, repleta de barbilhões curtos, ao invés de dentes.

Além disso, esses peixes possuem cores brilhantes e habituadas a presença de humanos, as carpas rapidamente se tornaram um dos nossos peixes favoritos.

Reprodução do peixe carpa koi:

A carpa koi se reproduz através de desovas sua reprodução ocorre em águas com 18°C, mas isso não é comum.

Além disso, esse processo de reprodução pode se estender até fevereiro.

No entanto, durante a reprodução, que ocorre de agosto a fevereiro, as mudanças de temperatura na água podem fazer com que as fêmeas desovem duas vezes.

Alimentação

As Koi são peixes omnívoras, com tendências para a microfagia e/ou iliofagia, e se alimentam de pequenos seres encontrados no fundo e ao redor de estruturas submersas como plâncton, insetos, vermes, frutas, restos de plantas e animais e até ovos ou alevinos.

Curiosidades

carpa koi

Um curiosidades sobre o peixes Koi é que eles são uma mutação da carpa comum, geralmente de cor castanha.

Além disso, as suas criações eram predominantes na China. Mas, quando os chineses invadiram o Japão.

Esses peixes foram criados principalmente para alimentação, pois eles eram muito adaptáveis as condições japonesas e podem viver até 70 anos.

Habitat

A carpa koi vive em grupos de peixes da mesma espécie e habita em rios e lagos.

Onde encontrar o peixe carpa koi

A koi é um peixe que pode ser encontrado o em lagos de água doce e rios da Ásia mais especificamente da China, Japão, Europa e África.

Criação do peixe carpa koi em aquário

carpa koi criação em aquário

Este tipo de carpa pode ser criada em aquários, porém criação das carpas em tanques é o ideal.

Além disso, para maior eficácia, é importante disponibilizar, no mínimo, 500 litros para cada uma das fases de desenvolvimento, ou seja, reprodução; alevinagem e engorda.

Portanto, conforme os peixes crescem, no entanto, eles devem ser transferidos para outros tanques.

Tamanho do lago/aquário

As carpas se desenvolvem de acordo com o tamanho espaço disponível. Portanto, para as carpas koi pequenas use 500 litros para cada uma das fases de desenvolvimento.

Além disso por ser um peixe grande o ideal é a cada fase aumentar o tamanho do aquário, ou ser transferidas para lagos, pois quanto maior espaço maior ela ficará.

Instale filtros de boa qualidade

Além disso, um outro fator importante para a criação deste peixe é manter o aquário ou lago onde são criadas limpo, para que doenças sejam evitadas.

Portanto, limpe o equipamento a cada três meses, mas dependendo da eficiência do filtro, a limpeza é necessária após anos.

Não deixe faltar oxigênio na água

É importante também não deixar faltar oxigênio na água as bombas que liberem o gás são importantes para suprir as necessidades da carpa koi.

No entanto, o equipamento pode ser substituído por cascatas ou quedas d’água.

Alimentação

Além disso, o que as carpas comem deve ser equilibrado para que as fezes sejam reduzidas e não cause excesso de excrementos, o que pode gerar doenças.

No entanto, há rações especiais para esse tipo de peixe, eles devem ser alimentados várias vezes ao dia, mas com pouca quantidade.

Portanto, por serem onívoros, também podem comer minhocas, larvas de insetos e até caramujos.

Qualidade da água

Para manter a qualidade da água deve controlar a quantidade de cloro presente, especialmente se irá utilizar água da torneira que já vem com o químico.

Além disso, para isso, utilize desclorificante e o pH ideal é entre 7 e 7,4.

Temperatura

A temperatura ideal da água deve ser até 18°C.

criação de carpa koi em aquário

A carpa koi é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe ornamental de aquário popular.

Este é um peixe que possui escamas cicloides bem grandes, podendo revestir todo seu corpo ou apenas alguns aglomerados em certos pontos, porém dependendo da variedade.

Este peixe também possui um corpo bastante arqueado no dorso e mais retilíneo na região ventral, ele também possui uma boca pequena, repleta de barbilhões curtos, ao invés de dentes.

 

Sair da versão mobile