Início » Peixes » Água doce » Tetra róseo peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Tetra róseo peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

criacao do peixe tetra roseo em aquario

O tetra róseo (Gymnocorymbus ternetzi) é um peixe de água doce ornamental da família Characidae conhecido como Tetra Bentosi.

tetra roseo
tetra roseo

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

O tetra róseo é um peixe territorial apenas com outros da mesma espécie ou formato e coloração semelhantes.

Origem

O tetra róseo é um peixe  nativo da América do Sul.

Características do peixe tetra róseo

caracteristicas do peixe tetra róseo
caracteristicas do peixe tetra róseo

O tetra róseo é um peixe de pequeno porte e o macho é menor, apresenta coloração mais forte, possui a nadadeira dorsal ligeiramente maior e o ventre é retilíneo.

Por outro lado a fêmea possui coloração menos intensa, a nadadeira dorsal menor, o ventre é roliço e é maior que o macho.

Lembrando que essas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

Reprodução do peixe tetra róseo

Onívoros com tendência a serem carnívoros, eles são ovíparos e são considerados propagadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada e os fertiliza.

Os ovos eclodem em poucas horas se mantidos em uma temperatura mais alta, e dois ou três dias após a eclosão os alevinos terão consumido o conteúdo do saco vitelino e começarão a nadar. Vivem de 3 a 6 anos e atingem até 7 cm.

Alimentação

O tetra róseo é Onívora com tendência ao carnivorismo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana.

Criação do peixe tetra róseo em aquário

criacao do peixe tetra roseo em aquario
criacao do peixe tetra roseo em aquario

Tamanho mínimo do aquário

O  Tamanho do aquário para o tetra róseo deve ser no mínimo de 60 litros.

Parâmetros da água

– Dureza da água: mole a média;
– pH: 6.0 a 7.0;
– Temperatura: 22 a 26ºC;

Além disso, para monitorar a temperatura, compre um termômetro de aquário, para que os peixes se reproduzam, mantenha a água a uma temperatura média de 24 ºC.

Comportamento

criacao do peixe tetra roseo
criacao do peixe tetra roseo

São peixes territoriais com apenas outros da mesma espécie ou forma e cor semelhantes.

Em aquários comunitários eles raramente atacam/estressam outros peixes desde que sejam mantidos em cardumes, na maioria das vezes vistos machos brigando entre si pela hierarquia do grupo.

Reprodução no aquário

Eles são ovíparos e são considerados propagadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada e os fertiliza.

peixe tetra roseo
peixe tetra roseo

Os ovos eclodem em poucas horas se mantidos em uma temperatura mais alta, e dois ou três dias após a eclosão os alevinos terão consumido o conteúdo do saco vitelino e começarão a nadar.

Não há cuidados parentais entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes nadam livremente, rações especiais para peixes juvenis que põem ovos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, artêmias etc. Alojamento maior pode ser oferecido.

Ovos e filhotes são muito sensíveis à luz, então um aquário com muitas plantas flutuantes é necessário para diminuir a luz.

Recomenda-se usar um filtro interno de espuma ou adicionar Perlon ao aquário Entrada de água do filtro externo para evitar a sucção dos filhotes em aquários de reprodução.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.