
A colisa lália (Trichogaster lalius) é um peixe de água doce, da família Osphronemidae. Além disso, colisa Lália é a mais colorida de todas.
A colisa lália macho é encontrado em duas cores, o mais comum é o listrado de vermelho e azul e a outra é a variedade sangue, onde o peixe é quase todo vermelho com alguns detalhes azuis na nadadeira dorsal, já as fêmeas são sempre brancas e desbotadas.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, esta espécie de peixe é uma ótima opção para se ter num aquário, pois além de serem pacíficas, se dão perfeitamente bem com peixes menores que elas.
Origem:
A colisa tem origem no continente asiático, mais especificamente no sudeste, em países como Índia, Bangladesh e Assam. Porém ela pode ser encontrada também na Colômbia e Estados Unidos.
Características do peixe colisa lália:

A colisa lália possui cores cintilantes sendo o mais colorido da família e chega a medir 8 centímetros dependendo da espécie.
Além disso, a sua coloração azul cintilantes, quase translúcidas, acentuadas por finas listras vermelhas ou laranjas.
Já a nadadeira dorsal e anal mais estendidas à medida que amadurecem. Espécie extremamente popular entre aquarista dado sua beleza, rusticidade e comportamento pacífico, existem inúmeras variedades de cores oriundas desta espécie.
Reprodução do peixe colisa lália:
Durante a época de reprodução, os machos usam saliva e restos de plantas para construir ninhos. Também é importante mencionar que os homens se tornam agressivos com as mulheres, mas essa situação muda quando são tomadas medidas.
Após o acasalamento, os machos também tentarão atacar as fêmeas, por isso é importante removê-los imediatamente após o acasalamento para evitar que os peixes fiquem feridos ou estressados.
Alimentação:
A colisa lália é um peixe onívoro, que se alimenta de larvas de insetos, crustáceos, algas e minhocas.
Curiosidades:

Esta espécie de peixe possui o comportamento tímido que deve ser mantido com peixes de pequeno porte e igualmente pacíficos.
Amplamente mantido em pequenos aquários, como os populares Bettas, esta ação deve ser evitada e desencorajada.
Habitat:
O habitat natural da colisa lália é em água lêntica com densa vegetação.
Onde encontrar o peixe colisa lália:
A colisa lália é encontrada na Ásia, porém é distribuída pelo Paquistão, norte da Índia e Bangladesh.
Como criar colisa lália em aquário:
Alimentação do colisa:
Os hábitos alimentares da colisa lália são como a maioria dos peixes, ou seja, são onívoros.
Além disso, este peixe se alimenta de larvas de insetos, crustáceos, algas e minhocas. A ração para peixe também vai suprir todas as necessidades nutricionais, basta colocar a quantidade indicada e ele vai se alimentar normalmente.
Parâmetros da água:
Esta espécie de peixe vive em água com PH de 6.8 a 7.2. Caso esteja com outros peixes, o ideal é sempre 7.
Por outro lado, caso seja em clima tropical, a temperatura deve estar entre 22 e 28 ºC.
Manutenção do aquário:
A filtragem da água deve ser feita de forma mecânica e biológica, ou seja, por meio de plantas.
Além disso, a troca de água deve ser baseada na presença de amônia e nitrito na água, mas a frequência e o método de troca de água devem ser estudados primeiro.

Quantas vezes deve alimentar o peixe colisa?
Outro cuidado importante sobre a colisa lália é com relação à quantidade de alimento fornecida durante o dia. Portanto, deve-se seguir a regra de alimentar os peixes 2 ou 3 vezes ao dia, porém em quantidade suficiente para ser totalmente consumida em no máximo 5 minutos.
Quanto tempo vive a colisa?
A colisa lália podem viver por até 7 anos se forem muito bem cuidados.
A colisa lália é um peixe muito popular e no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características possuir cores cintilantes sendo o mais colorido da família e chega a medir 8 centímetros dependendo da espécie.
Além disso, a sua coloração azul cintilantes, quase translúcidas, acentuadas por finas listras vermelhas ou laranjas.