Início » Peixes » Tetra-cardeal: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Tetra-cardeal: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

tetra cardeal

Tetra-cardeal (Paracheirodon axelrodi) é uma especie de peixe da família Characidae que pertence ao gênero Paracheirodon.

Em seu ambiente natural, o néon vermelho permanece pequeno e tem uma expectativa de vida de pouco mais de um ano.

No entanto, a espécie não pertence aos “peixes anuais” no sentido estrito, pois pode envelhecer e crescer em melhores condições.

tetra cardeal
tetra cardeal

No estudo de Walker, de 80 peixes, apenas uma fêmea tinha ovos maiores, mas apenas um comprimento de corpo de 24 mm, enquanto Axelrod (1990) afirma até 50 mm. Geisler e Annibal veem a principal razão para isso na baixa oferta de alimentos.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do tetra-cardeal

caracteristicas do tetra-cardeal
caracteristicas do tetra-cardeal

O tetra-cardeal tem partes ventrais vermelhas brilhantes e uma linha azul iridescente que corre horizontalmente ao longo de seu corpo.

A iridescência característica deste e de peixes relacionados, como o neon tetra, é uma cor estrutural, causada pela refração da luz nos cristais de guanina que se desenvolvem dentro de células especiais chamadas iridócitos na camada subcutânea.

O tom exato de azul visto depende do ângulo de visão do observador em relação ao peixe – se o ponto de vista mudar para olhar o peixe mais de baixo, a cor mudará de tom, tornando-se mais profundamente azul safira e até índigo.

Mudança de ponto de vista para um acima dos peixes, porém, e a cor fica mais esverdeada. Os tetras cardinais parecem crescer mais em cativeiro do que na natureza. Eles têm um grande estômago e intestino pequeno.

Habitat do tetra-cardeal

habitat do tetra-cardeal
habitat do tetra-cardeal

A faixa do tetra-cardeal é a bacia de drenagem do médio a alto Rio Negro (Amazônia) no Brasil e a bacia de drenagem do alto Orinoco no sudeste da Colômbia e sudoeste da Venezuela .

Segundo Geisler e Annibal, na margem esquerda do Rio Negro (visto a jusante), o Rio Branco representa um limite de distribuição a leste.

Na margem direita do Rio Negro, após o Rio Caurés , nenhuma ocorrência confirmada é conhecida, embora seja possível uma conexão com a área de alto nível do rio Japurá e o limite sul de distribuição permaneça aberto.

Reprodução do tetra-cardeal

reproducao do tetra-cardeal
reproducao do tetra-cardeal

A reprodução no aquário é possível, mas difícil. A reprodução geralmente só é bem-sucedida sob condições controladas em tanques de desova separados. Isso inclui água muito macia com GH/KH < 4 e condutividade < 100 µS/cm, tanque escurecido e higiene meticulosa para evitar que os ovos se transformem em fungos.

A água de osmose filtrada através de turfa e fio dental, que é esterilizada com uma lâmpada UV, é ideal. Após uma curta exibição de corte, os reprodutores livres geralmente desovam sobre um substrato especial de desova (por exemplo, fios de lã verde) nas primeiras horas da manhã.

O spawn deve ser protegido da luz. As larvas eclodem após cerca de 36 horas a 29 °C. Depois de nadar livremente, podem ser alimentados com infusórios ( rotíferos ,Paramecia , Artemia náuplios e outros) são alimentados.

Como são canibais, os pais dos animais devem ser removidos após o processo de desova. Os alevinos nadam livremente após 3 a 4 dias em um aquário.

Alimentação do tetra-cardeal

alimentacao do tetra-cardeal
alimentacao do tetra-cardeal

Alimenta-se de larvas de mosquitos quironomídeos e microcrustáceos como pulgas d’água ( Cladocera ) das famílias Moinidae , Macrotrichidae e Daphniidae , e copépodes da família Harpacticidae

Criação em aquário 

Nos aquários , os neons vermelhos são mantidos em bandos de 5 indivíduos a uma temperatura da água de + 24 … + 27 ° C, pH 5,5-6,2 e dureza de 1-3 ° dH.

Para a reprodução, são utilizados aquários de desova de tamanho 30 × 25 × 25 cm e a fertilidade é de até 400 ovos. A incubação, dependendo da temperatura da água, dura 22-30 horas, as larvas começam a nadar após 3-4 dias.

criacao em aguario tetra-cardeal
criacao em aguario tetra-cardeal