Tetra kaiser (Hyphessobrycon elachys) é uma espécie de peixe de água doce da família Characidae e da ordem Characiformes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o tetra kaiser é uma espécie muito interessante, apesar de ter pouca cor, é extremamente elegante e sendo de pequeno tamanho torna-o numa excelente escolha para cardume de aquários pequenos.
Características do peixe tetra kaiser
O tetra kaiser macho é maior e possui nadadeira dorsal e pélvica mais comprida e afilada com suas pontas brancas.
A fêmea da espécie possui o corpo mais arredondado e o ventre mais volumoso, as pontas das nadadeiras também são brancas mas com menor intensidade.
Alimentação
Onívoro, porém sua alimentação na natureza é desconhecida, supõe-se que sua alimentação seja similar aos pequenos caracídeos como pequenos invertebrados, crustáceos e zoo plâncton.
Habitat
O tetra kaiser habita principalmente em afluentes lentos, braços laterais e lagos, frequentemente associados a estruturas de madeira submersa como raízes, galhos caídos, vegetação ribeirinha ou plantas aquáticas.
Onde encontrar o peixe tetra kaiser
O tetra kaiser é uma espécie que pode ser encontrada na América do Sul, bacia do rio Paraguai.
Criação do peixe tetra kaiser em aquário
Aquário mínimo
O tamanho mínimo do aquário deve ser 60 cm (comprimento) X 30 cm (largura) desejável, se mostram mais coloridos quando mantidos em aquário densamente plantado.
Além disso, como decoração pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional), e substrato arenoso e escuro realça ainda mais suas cores.
Paramentos da água
— pH: 6.0 a 7.2;
— Dureza: < 8;
— Temperatura: 23°C a 28°C;
Alimentação
Onívoro, em aquário aceita qualquer tipo de ração desde que em pedaços pequenos o suficiente para caber em sua boca, recomenda-se ração específica para peixes pequenos.
Também é recomendado complemento com alimentos vivos, como daphnias e enquitréias.
Comportamento e compatibilidade
Espécie possui o comportamento pacífico podendo ser mantido em aquário comunitário com peixes de mesmo porte.
Além disso, será importante manter em cardume com pelo menos 10 espécimes para que mostrem seu comportamento natural e cores mais realçadas.
O tetra kaiser possui comportamento peculiar se fingindo de “morto” em algumas situações, repentinamente começando a rodopiar ou se deitando no fundo do aquário permanecendo imóvel, e depois de pouco tempo volta a nadar normalmente com o cardume.
Reprodução do peixe tetra kaiser em aquário
Ovíparo. O tetra kaiser macho conduzirá a fêmea liberar os ovos livremente, que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo do aquário ou ficará em meio a aglomerado de plantas.
Além disso, eles eclodem em até três dias e larvas estarão nadando livremente em até 48h, e os pais não exibem cuidado parental.