Scad de cauda amarela ( Atule mate ) é uma especie de peixe marinho da família dos Carangidae que pertence ao gênero Atule.
A espécie é difundida na região do Indo-Pacífico, do leste da África, no oeste, ao Havaí , no leste, estendendo-se ao norte até o Japão e ao sul até a Austrália .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O scad de cauda amarela é o único membro do gênero monotípico Atule e distingue-se de espécies semelhantes por uma pálpebra adiposa bem desenvolvida e extensões semelhantes a finlets dos últimos raios das barbatanas dorsal e anal.
Características do scad de cauda amarela
O scad de cauda amarela tem um perfil corporal bastante semelhante ao dos outros peixes frequentemente chamados de ‘scad’ dos gêneros Decapterus e Trachurus , tendo um corpo oval moderadamente comprimido.
Os perfis dorsal e ventral do peixe são quase uniformemente convexos , com as duas linhas se cruzando no focinho pontiagudo. Existem duas barbatanas dorsais separadas.
O primeiro consistindo de oito espinhos moderadamente altos e o segundo de um único espinho seguido por 22 a 25 raios moles. A nadadeira anal consiste em duasespinhos destacados seguidos por um único espinho preso a 18 a 21 raios moles.
Os raios moles terminais das barbatanas anal e dorsal são quase duas vezes mais longos que os penúltimos raios, formando estruturas semelhantes a finlets, embora ainda estejam ligados à estrutura da barbatana principal por membranas interradiais.
Habitat do scad de cauda amarela
A espécie é predominantemente costeira , cardume em águas costeiras até uma profundidade de 80 m, muitas vezes em grandes enseadas com manguezais ou sobre recifes de coral.
Como uma série de carangídeos, os juvenis de rabo-amarelo são conhecidos por se reunirem em torno de objetos flutuantes, incluindo medusas de água-viva , bem como estruturas feitas pelo homem.
Na Baía de Kaneohe , medusas de águas-vivas desapareceram da baía, fazendo com que os peixes mudassem de objetos naturais para objetos artificiais, causando preocupação com o recrutamento da espécie no futuro.
Reprodução do scad de cauda amarela
O tamanho na maturidade sexual não é conhecido com certeza, mas foi estimado entre 150 e 160 mm.
No Havaí, observou-se que a espécie desova em áreas abertas de baías com pelo menos 10 m de profundidade, principalmente entre março e outubro, mas há diferenças anuais significativas na duração da estação.
No plantel, mais de dois terços são machos e todas as fêmeas na baía durante o dia desovam ativamente, com quase todas as desovas ocorrendo pela manhã. As fêmeas liberam 63.000 a 161.000 ovos por lote.
Alimentação do scad de cauda amarela
O scad de cauda amarela é um predador pelágico que captura uma variedade de pequenos plânctons e peixes.