O salmonete-da-vasa (Mullus barbatus) é um peixe teleósteo de água salgada e da familia dos mulídeos.
Além disso, esta é uma espécie de peixe que cresce até um comprimento máximo de 28 a 30 centímetro, mas geralmente fica em um comprimento de 20 centímetros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Subespécies
O salmonete-da-vasa possui duas subespécies:
– Mullus barbatus barbatus: é encontrado no Atlântico e Mediterrâneo.
– Mullus barbatus ponticus: é encontrado no Mar Negro e Mar de Azov.
Características do peixe salmonete-da-vasa
O salmonete-de-vasa é um peixe que possui o dorso carmesim e ventre rosado, não contando com faixas longitudinais amarelas nos flancos, ele se difere do salmonete-legítimo por apresentar um perfil anterior da cabeça mais inclinado, principalmente os espécimes maiores do que 12 centímetros e por só ter 3 escamas entre a boca e o olho.
Além disso, esta espécie tem dois barbilhos no maxilar inferior, órgãos sensoriais do mesmo tamanho que a barbatana peitoral, de que se serve para vasculhar a areia do fundo marinho e descobrir as presas.
Alimentação
O salmonete-de-vasa se alimenta de peixes bentónicos, moluscos, camarões, poliquetas e anfípodes.
Habitat
Esta espécie habita em zonas lodosas, arenosas ou rochosas no sublitoral, a profundidades que vão dos 10 aos 300 metros, a Leste do mar Jónico, já foram encontradas excepcionalmente a 328 metros de profundidade.
Fotos do salmonete-de-vasa
Onde encontrar o peixe salmonete-de-vasa
O peixe salmonete-de-vasa se encontrada na costa Este do oceano Atlântico, desde a Escandinávia à costa do Senegal, passando pelo arquipélagos das Canárias e dos Açores.