Poríferos: tipos, características, reprodução, importância econômica e como criar em aquário
Os poríferos (Filo Porifera) são animais simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático também conhecidos como esponjas, e apresentam o corpo repleto de poros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica desta maravilhosa esponja.
Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas, ele são sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.
Tipos de poríferos
O corpo das poríferos apresenta diferentes organizações, sendo possível observar três tipos estruturais diferentes, vejamos a seguir um pouco mais sobre esses três tipos de esponjas:
Asconoide ou tipo Áscon
Esta espécie mais simples, sendo observada uma parede fina, perfurada por poros, os quais se abrem na espongiocele, esta se abre no ósculo, normalmente, esponjas com essa estrutura tendem a ser pequenas.
Siconoide ou tipo Sícon
Esta espécie possui o corpo mais complexo, havendo dobras nas paredes, nesse grupo, os coanócitos não revestem a espongiocele, sendo observados em canais radiais.
Leuconoide ou tipo Lêucon
Este é tipo mais complexo de esponja, apresentando um grande grau de pregueamento do corpo, ele possui diversos canais e, usualmente, o átrio desaparece ou se apresenta bem reduzido.
Características gerais dos poríferos
Os poríferos são animais muito simples que não possuem células organizadas em tecidos reais, portanto essas células possuem certa independência.
Esses animais são sedentários e filtradores, ou seja, não se movem e removem do ambiente aquático as partículas necessárias para sua sobrevivência, algumas espécies têm uma grande capacidade de regeneração.
Eles variam muito em tamanho, variando de alguns milímetros a vários metros, geralmente são assimétricos, mas espécies com simetria radial podem ser observadas.
Eles são encontrados em água doce e salgada, no entanto, existem mais espécies marinhas, já foram descritos mais de 8.000 tipos diferentes de esponjas, que diferem em cor e forma.
Reprodução dos poríferos
Os poríferos podem se reproduzir tanto assexuadamente quanto sexuadamente, em relação à reprodução sexuada, deve-se notar que a maioria das esponjas são hermafroditas; H. o mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos.
No entanto, essa produção geralmente não ocorre simultaneamente, pois a produção de uma espécie de gameta é observada antes da produção de outra, condição chamada de hermafroditismo sequencial.
Importância econômica dos poríferos
Os poríferos são animais de grande valor comercial, por exemplo, algumas esponjas produzem compostos com potencial antibacteriano e anti-inflamatório.
Vários estudos também estão sendo realizados atualmente para testar compostos produzidos por esses animais que têm um importante efeito anticancerígeno.
Não podemos esquecer que antigamente as esponjas eram usadas para banho, hoje, no entanto, esponjas sintéticas são usadas.
Como criar poríferos em aquário
Os poríferos são fáceis de manter em um aquário, não gostam de muita luz, podem suportar flutuações de temperatura, mas precisam de um nível ideal de cálcio, e deve ser colocado em local com bastante circulação de água.
Cuidados
- Cada vez que você olhar para a esponja, verifique se não há algas crescendo nela. Em caso afirmativo, remova-os.
- Será mais um componente do seu ecossistema e trará bons resultados. Aclimate-se ao comprar um.
- A esponja bombeia água através das paredes do corpo, retendo partículas de alimentos e oxigênio em suas células e expelindo o excesso não utilizado para sua nutrição, incluindo dióxido de carbono.
Alimentação
Alimentam-se de bactérias, algas, protozoários e partículas de nutrientes da coluna de água.