Pirapema: características, reprodução, alimentação, habitat
Pirapema (Megalops atlanticus) também conhecido como camurupim e um peixe de água salgada que pertence a família Megalopidae
O Peixe pirapema foi listado no ano de 1847 e em nosso país, o animal também tem por nome Tarpon ou camurupim.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
A espécie nadar em cardumes na sua fase juvenil, o Peixe pirapema pode formar grandes grupos no período de reprodução.
O Peixe pirapema está presente em águas tropicais e subtropicais, como por exemplo, em regiões de Portugal, Açores e na costa atlântica do sul da França.
Características do pirapema
O pirapema vem em prata com fundo azul, variando entre preto e claro.
Além disso, curiosamente, a cor prateada deste animal é tão forte que pode ter o nome coloquial “Silver King”, por outro lado, o peixe tem um flanco e barriga claros, provavelmente toda a sua cor mudará quando o indivíduo habitar águas escuras ficam douradas ou marrons.
Uma característica desta espécie que devemos enfatizar é a capacidade de encher sua bexiga natatória com ar como se fosse um pulmão primitivo.
Com essa capacidade, os peixes podem viver em águas com deficiência de oxigênio, além de saberem que indivíduos menores preferem viver em escolas e se tornam mais solitários quando adultos.
A pirapema tem cerca de 2 m de comprimento e pesa mais de 150 kg.
Reprodução do peixe pirapema
O pirapema nada em cardumes na sua fase juvenil e pode formar grandes grupos no período de reprodução, neste momento, os indivíduos migram juntos para as águas abertas.
Essa espécie tem uma alta fecundidade, visto que a fêmea com 2 m consegue produzir mais de 12 milhões de ovos.
Alimentação
A pirapema alimenta-se principalmente de outros peixes como sardinhas e anchovas mas também pode comer caranguejos.
Habitat
A pirapema habita os canais de mangue e águas fluviais que desembocam no mar quando juvenis (áreas de baixa salinidade) e costa em geral durante a fase adulta
Curiosidades
O pirapema é capaz de encher sua bexiga natatória com ar, de forma semelhante a um pulmão primitivo. Assim, esse peixe consegue sobreviver em ambientes com baixo nível de oxigênio na água.
Fotos do pirapema
Onde encontrar o peixe pirapema
O Peixe pirapema está presente em águas tropicais e subtropicais, como por exemplo, em regiões de Portugal, Açores, Brasil e na costa atlântica do sul da França.