Água Salgada

Peixe lírio: características, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 17/05/2023
peixe lírio

O peixe lírio (Seriola dumerili) é um peixe de água salgada que pertence a familia carangídeos, a espécie bastante popular, por isso se tornou um peixe comercialmente importante e popular na pesca esportiva.

peixe lírio

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

No entanto, o peixe lírio não pode ser confundido com outras, ele está amplamente distribuído pelas águas temperadas e é o maior dos lírios do Atlântico.

Características do peixe lírio

características do peixe lírio

O peixe lírio é um predador que apresenta um corpo alongado, com uma linha lateral sem escudetes, a sua altura do início da segunda barbatana dorsal é idêntica ao comprimento da peitoral.

Além disso, ele apresenta pedúnculo caudal com sulco superior e inferior, a sua coloração dorsal é amarela-esverdeada nos juvenis e azulada ou olivácea nos adultos, sendo prateada a branca na face ventral.

Reprodução do peixe lírio

O peixe lírio é uma espécie gonocórica, ou seja, os dois sexos existem em separado, mas não existe dimorfismo sexual entre os dois.

No entanto, a diferenciação sexual ocorre entre os 24 e 26 cm de comprimento, o que corresponde entre 4 a 5 meses, e na maturidade sexual é atingida por volta dos 3 anos (80 cm) para os machos e 4 anos (83cm) para as fêmeas.

Com relação a época de reprodução ocorre em áreas junto à costa durante a primavera e verão e pode variar nos meses consoante o local de desova.

Alimentação

Esta é uma espécie oportunista e a sua alimentação é variada e depende do seu tamanho, eles se alimentam de pequenos invertebrados, peixes, lulas, zooplâncton e nécton.

Habitat

O lírio habita em recifes, rochas ou qualquer outro tipo de estrutura que albergue possíveis presas.

Fotos do peixe lírio

peixe lírio
peixe lírio
peixe lírio
peixe lírio
peixe lírio

Onde encontrar o peixe lírio

Esta espécie de peixe pode ser encontrado em zonas tropicais e subtropicais (45°N–28°S) do Atlântico e Indo Pacifico, no Atlântico Oeste está presente desde a Nova Escócia, no Canadá, até ao Brasil.

Por outro lado, no Atlântico Este pode ocasionalmente ser observado nas ilhas Britânicas, sendo mais comum do Golfo da Biscaia até Marrocos, estando presente no Mar Mediterrâneo.

Sair da versão mobile