Pirandira peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de isca
Pirandira (Hydrolycus scomberoides) é um peixe de água doce, que habita locais de águas mais rápidas e com estruturas como paus e pedras, o pirandira é uma espécie bastante conhecida na pesca esportiva como cachorra e peixe vampiro.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O Pirandira costuma emboscar suas presas atrás de galhadas, árvores e pedras nas margens, as suas nadadeiras peitorais são grandes e quanto a sua coloração, é prateado e pode ter o dorso mais escuro, com os tons de marrom ou preto.
Este o peixe possui dentes caninos e um par de presas que se encaixa no maxilar superior. Este peixe de água doce chamado também como Cachorra-Facão e Ripa.
Características do peixe pirandira
O pirandira tem escamas pequenas, um corpo alto e comprimido, uma boca inclinada e uma única fileira de dentes e um par de caninos em suas mandíbulas.
É tão grande que tem dois orifícios na mandíbula superior, então quando a boca está fechada, suas barbatanas peitorais são grandes.
O pirandira uniformemente prateado, com uma mancha preta retangular na parte de trás da cobertura branquial, e o comprimento total é superior a 1m.
Reprodução do peixe pirandira
Esta espécie realiza migração reprodutiva em grandes distâncias rio acima, sua reprodução ocorre de novembro a abril, quando atinge a primeira maturação com cerca de 27 cm de comprimento.
Alimentação
O pirandira é um peixe piscívoro que se alimenta de outros peixes, e ataca presas relativamente grandes.
Habitat
O pirandira habita em locais de águas mais rápidas e com estruturas, como paus e pedras, este é um peixe de meia água, vive em canais e praias de rios, lagos e na mata inundada.
Onde encontrar o peixe pirandira
O pirandira pode ser encontrado nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.
Dicas para pesca do peixe pirandira
Equipamentos
Para o equipamento da pesca deve se utilizar do tipo médio e médio/pesado; as linhas devem ser de 14, 17, 20 e 25 lb.
Anzóis
Os anzóis de n° 4/0 a 6/0. Além disso, também é recomendável o uso de empates de aço de pelo menos 20cm, pois esse peixe possui dentes muito afiados.
Tipos de iscas para a pesca do peixe pirandira
As melhores iscas para a pescar o peixe pirandira devem ser lambaris, tuviras e curimbatás, também podem ser usados as iscas artificiais, como plugs de meia água, poppers e hélices.