Água doce

Espadinha peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 16/09/2022
espadinha

O espadinha (Xiphophorus hellerii) é um peixe de água doce da família Poeciliidae e da ordem Cyprinodontiformes conhecido como peixe espada, espada sangue, swordtail fish, green swordtail e red swordtail.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

espadinha

Além disso, o espadinha é talvez um dos peixes mais populares do aquarismo, pois esse peixe possui vários formatos e cores diferentes devido à sua robustez e adaptação aos diferentes parâmetros de água, tornando-os uma excelente escolha para aquaristas iniciantes.

Esta espécie de peixe costuma habitar regiões com algum tipo de vegetação, na qual podem se alimentar de algas.

O espadinha raramente é encontrados em áreas com grande quantidade de material orgânico, pois ele prefere substratos claros e arenosos, além de águas cristalinas e de fluxo rápido.

Por outro lado, na natureza, esses peixes são praticamente verdes, com uma faixa lateral vermelha ou castanha e manchas nas barbatanas dorsais e caudais.

Origem

O espadinha é um peixe nativo da América do Norte e Central (Rio Nantla, Veracruz no México até o noroeste de Honduras, mas foi introduzido em diversos países, incluindo o Brasil.

Características do peixe espadinha

características do peixe espadinha

O espadinha é um peixe ornamental que pode ser encontrado de varias cores os machos possuem nadadeira caudal mais longa, em forma de espada (daí seu nome popular).

Um outra características para diferenciar os machos é que eles e são mais finos que as fêmeas, além de possuírem nadadeira anal adaptada chamado de gonopódio.

Além disso, as fêmeas são mais encorpadas e sua nadadeira causal curta e arredondada.

Uma das principais características do peixe  espadinha é sua cauda grande única e amarela com pequenas bordas pretas, embora apenas os machos a possuam.

Reprodução do peixe espadinha

O espadinha é um peixe Vivíparo e no período de reprodução varia entre 24 a 30 dias, fêmea produz de 20 a 200 larvas, dependendo de sua idade e pode liberar as larvas parceladamente.

Além disso, as fêmeas mais novas tendem a produzir menos e o macho irá fertilizar a fêmea, onde as larvas nascerão cerca de 28 dias.

Contudo, neste período se desenvolvem internamente na fêmea e quando expelidos já nascem formados e nadando livremente, duração do parto pode variar de duas a mais de dez horas.

Já os intervalo entre os primeiros partos pode ser irregular e acontecer entre os 27 e os 90 dias.

A fêmea pode armazenar o esperma do macho por um longo tempo e usá-lo para as próximas gestações.

Não existe cuidado parental, eles são extremamente produtivos e se multiplicam facilmente.

Curiosidades

curiosidades sobre o peixe espadinha

A criação em cativeiro produziu uma grande variedade de cores, incluindo preto, vermelho e muitos outros padrões, no entanto, todos eles descenderam da forma verde selvagem.

A espadinha fêmea é confundida com platy, que é um peixe de água doce da mesma família.

Apesar das características compartilhadas, as espécies raramente ocorrem no mesmo ecossistema.

Alimentação

O espadinha é um peixe onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal.

Habitat

O espadinha habita principalmente em rios e córregos rápidos de água clara e alcalina, sendo comumente encontrado em meio a densa vegetação aquática, além de nascentes quentes e seus afluentes, canais e lagoas.

Onde encontrar o peixe espadinha

Esta espécie de peixe pode ser encontrada na América do Norte e Central, Rio Nantla, Veracruz no México até noroeste de Honduras.

O espadinha  foi introduzido e estabelecido em diversos países incluindo o Brasil, que pode ser encontrado nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Criação do peixe espadinha em aquário

criacao do peixe espadinha em aquario

Ficha técnica

– Comprimento: Até 14 cm;
– Expectativa de Vida: 3 – 5 anos ou mais;
– Nível de Cuidado: Fácil;

Tamanho do aquário

Aquário com dimensões mínimas de 80 cm X 30 desejáveis, a decoração do aquário é um pouco indiferente à espécie, mas você pode usar algumas pedras e plantas rústicas que criarão refúgios que as espécies irão apreciar.

Embora esta espécie seja encontrada em água doce, tolera um pouco de sal na água e pode ser mantida em água ligeiramente salobra.

No entanto, com algumas exceções, não é necessário adicionar sal para manutenção em um aquário.

Parâmetros da água

– Dureza: 9 a 30
– pH: 7.0 a 8.0
– Temperatura: 22°C a 28°C

Alimentação em aquário

criacao do peixe espadinha

Em cativeiro, o espadinha  consome quase qualquer tipo de alimento, desde alimentos secos (flocos) até alimentos vivos, como pequenos crustáceos e microvermes.

Comportamento

Espécie pacífica com indivíduos de outras espécies, bem como da mesma espécie, exceto durante a época de reprodução, quando os machos podem se tornar agressivos uns com os outros ou quando usados ​​em locais próximos.

Os machos desenvolvem uma hierarquia distinta, alguns exemplares podem mordiscar as barbatanas de peixes de barbatanas lentas ou longas, este comportamento é muito variável e mais comum quando mantidos em pequenos aquários.

Eles devem ser criados em grupos, de preferência na proporção de um macho para duas fêmeas, pois os machos geralmente procuram fêmeas para acasalar, o que pode ser extremamente estressante.

Com duas fêmeas para cada macho, a busca por fêmeas torna-se generalizada ao invés de apenas algumas.

Fotos do peixe espadinha

espadinha
espadinha
espadinha
espadinha
Sair da versão mobile