O peixe xadrezinho (Dicrossus filamentosus) é uma espécie de peixe de água doce da família Cichlidae, conhecido também como xadrezinho cauda lira.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe xadrezinho é uma espécie anão de beleza e comportamento único, apresenta padrão característico com duas fileiras de pontos quadrados negros ao longo do centro de seus flancos e abaixo da nadadeira dorsal, daí seu nome comum Xadrezinho.
Este peixe vive em pequenos grupos e são bastante tímidos, apresentam agressividade baixa entre elementos da mesma espécie, exceto na presença de vários machos.
Origem
O peixe xadrezinho é uma espécie nativo da América do Sul, Bacia do Rio Amazonas, Rio Negro e Rio Orinoco.
Características do peixe xadrezinho
O peixe xadrezinho recebeu esse nome devido a disposição de suas manchas pretas pelo corpo, é um peixe muito bonito.
Quando adulto e bem ambientado ao aquário, a espécie apresenta tons de azul e vermelho nas nadadeiras, principalmente na caudal que desenvolve longos filamentos, daí muitas pessoas o chamarem de Xadrezinho
Habitat
Esta espécie habita em pequenos riachos, onde o fundo é coberto por folhas e um emaranhado de galhos e raízes, neste ambiente plantas aquáticas são uma raridade, além das zonas próximas das margens.
Alimentação
O peixe xadrezinho é Onívoro, em seu ambiente natural se alimenta de pequenos crustáceos, insetos, larvas e pequenos vermes.
Onde encontrar o peixe xadrezinho
O peixe xadrezinho é encontrado em rios da Amazônia, toda a bacia ocidental superior do Rio Orinoco e alto do Rio Negro no Brasil.
Criação do peixe xadrezinho em aquário
Aquário mínimo
Aquário deve ser com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54L) requerido para um casal.
Além disso, para um trio com um macho e duas fêmeas considerar aquário com de 80 cm de comprimento e mínimo de 100 litros, para criar com outros ciclídeos anões, considerar um mínimo de 100 cm de comprimento e 200 litros.
Parâmetros da água
– Temperatura: 24°C a 30°C;
– pH: 5.0 a 7.0 ;
– Dureza: 1 a 5;
Alimentação
Em cativeiro este peixe aceita alimentos secos, mas deve-se variar sua alimentação fornecendo micro alimentos vivos como artêmia salina, entre outros alimentos ricos em proteínas.
Comportamento
O peixe xadrezinho é pacífica que os companheiros de Família, mas não deixa de apresentar comportamento territorial e agressivo com outros da mesma espécie ou formato e coloração parecidos.
Reprodução do peixe xadrezinho aquário
A espécie é ovípara e os filhotes são cuidados pelos pais, a fêmea escolhe a posição do ovo, geralmente uma fossa, uma pequena depressão no substrato ou no corpo da toca, e limpa o local escolhido.
Após a postura, ele permanece no lugar e protege os ovos de intrusos, geralmente os pais. Os ovos eclodem em até quatro dias e permanecem na gema por até três dias, período durante o qual nadam livremente sob a supervisão da mãe (ou companheiro).