Início » Peixes » Peixe voador: tipos, características, curiosidades, reprodução, alimentação e habitat

Peixe voador: tipos, características, curiosidades, reprodução, alimentação e habitat

caractisticas do peixe voador

O peixe voador (Exocoetidae) é um peixe de água salgada que agrupa cerca de 70 espécies repartidas por 7 géneros. Além disso, este peixe tem distribuição natural nas águas quentes das regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tendo maior diversidade no Pacífico e no Índico.

peixe-voador
peixe-voador

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, este peixe é capaz de dar poderosos saltos, um impulso inicial para sair da água para o ar, onde suas longas nadadeiras peitorais agem como uma asa-delta e lhe permitem pequenos “voos” rentes à superfície da água.

Espécies de peixes voadores:

Peixe-voador tropical:

peixe voador tropical
peixe voador tropical

Um dos tipos de peixes-voadores mais comuns é o peixe-voador tropical. Além disso, este peixe pode ser encontrado em todos os oceanos do mundo e é caracterizado por possuir coloração azulada, com a parte de baixo em tons prateados.

Peixe-voador bonito:

peixe-voador bonito
peixe-voador bonito

O peixe-voador bonito é encontrado na região do México ao Equador. Além disso, ele é um pouco maior que o tropical, com 30 centímetros de comprimento. Ele possui duas barbatanas peitorais, caracterizadas por manchas pretas.

No entanto, ele também possui a coloração preta e prateada, com a parte dorsal mais escura que a ventral. A cauda é bifurcada, ou seja, dividida em duas.

Peixe-voador-holandês:

Já o peixe-voador-holandês é caracterizado pelo queixo mais longo, com dois dentes, que ajuda ele se alimentar de outros peixes menores. Além disso, o seu comprimento é de 40 centímetros, e ele possui quatro barbatanas.

Peixe-voador de asas pretas

peixe voador de asas pretas
peixe voador de asas pretas

Este peixe possui 20 centímetros de comprimento, com coloração azulada e prateada. Além disso, ele também possui quatro asas pretas (daí a origem do nome).

O restante do corpo possui uma coloração azul fluorescente e prateada. No entanto, ele estar entre os peixes exóticos voadores, ele não possui tanto interesse comercial como as outras espécies da família.

Peixe-voador com cabeça pontiaguda:

Esta espécie tem uma coloração um pouco mais clara, o peixe-voador com cabeça pontiaguda tem um corpo acinzentado. O comprimento é de cerca de 25 centímetros.

Além disso, ele é mais um dos peixes que voam com quatro barbatanas bem desenvolvidas, encontrado nas águas do África Oriental e do Pacífico.

Características do peixe voador:

características do peixe voador
características do peixe voador

O peixe voador possui corpo longo e estreito tem nadadeiras laterais grandes, parecidas com asas. Além disso, o dorso e as laterais são de tonalidade azul escuro, e a parte inferior é prateada.

Este peixe tem corpo fino e porte pequeno, no entanto, ele pode atingir no máximo, 45 centímetros.

Reprodução do peixe voador:

A reprodução deste peixe é ovípara, os voadores põe os ovos diretamente na água ou em algas. Esses ovos se mantêm unidos entre si por uma espécie de membrana de fios elásticos.

Alimentação:

O peixe voador se alimenta de plâncton e organismos vivos pequenos que ficam suspensos na água.

Curiosidades:

O peixe voador pode chegar a uma altura de até um metro, e cada impulso pode durar de 2 a 15 segundos, pois ele não possui a capacidade de respirar fora d’água.

Além disso, quando este chega à superfície, ele abrem as nadadeiras, batendo frequentemente a cauda na água para ganhar velocidade.

Os cientistas acreditam que eles fazem isso para fugir de predadores. Ao serem perseguidos, eles começam a, ainda por baixo da água, nadando para cima.

Habitat:

Os peixes voadores habitam áreas pouco profundas afastadas das costas por zonas quentes e tropicais.

Além disso, ele também costuma habitar em em águas subtropicais, embora a sua morfologia mude ligeiramente.

Onde encontrar o peixe voador:

Os peixes voadores são encontrados em mares e oceanos, mas principalmente nas águas quentes do Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo.

Dicas para pesca do peixe voador:

Equipamentos:

As varas utilizadas devem ser de ação leve  ou média de 6 a 12 lb. Além disso, os anzóis utilizados são pequenos de números 2/0 e o chumbo deve ser leve, pois são espécies de meia água.

peixe voador curiosidades
peixe voador

Tipos de iscas para a pesca do peixe voador:

As melhores iscas para esta pesca são as iscas naturais como pequenos peixes e iscas artificiais, como spinners e pequenos plugs de meia água.

Receita de filé de peixe voador frito:

receita de file de peixe voador frito
receita de filé de peixe voador frito

Ingredientes:

– 1 quilo de peixe voador;
– 2 partes de fubá e 1 parte de amido de milho para passar os peixe voador;
– 1 colher de (chá) de tempero pronto ou fazer o seu próprio tempero;
– 1 colher de (sopa) de caldo de limão;
– Óleo Para Fritar;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar Limpe e lave bem o peixe voador.
  2. Depois tempere com o tempero e o limão deixando tomar gosto por uma hora.
  3. Passe na mistura de fubá e amido de milho e Logo a seguir, frite em óleo quente.

Como fazer filé do peixe voador:

peixe voador é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele tem características possui corpo longo e estreito tem nadadeiras laterais grandes, parecidas com asas. Além disso, o dorso e as laterais são de tonalidade azul escuro, e a parte inferior é prateada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.