Peixe sabão: características, reprodução, alimentação, habitat, tipos de iscas e criação
Peixe sabão (Crenicichla) é uma espécie de peixe de água doce que pertence a família Cichlidae, conhecido popularmente de joaninha, jacundá, boca-de-velha e truta Brasileira e badejo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe sabão é encontrado em rios de água fria e corrente, sendo um peixe frágil, muito suscetível à poluição.
No sul do Brasil, o peixe sabão é conhecido também como jacundá e pode alcançar 40 centímetros de comprimento e pesar quase um quilo.
Características do peixe sabão
O peixe sabão é um peixe de escama que possui o corpo alongado e boca grande, a sua coloração e o padrão de manchas variam com a espécie.
No entanto, o peixe sabão pode apresentar faixas verticais nos flancos, mas sempre tem uma faixa longitudinal mais escura ao longo do corpo, que se estende do olho até o pedúnculo da nadadeira caudal.
Além disso, este peixe pode alcançar 40 cm de comprimento total e chegar a 900 g.
Reprodução do peixe sabão
Ovíparo, após ritual de acasalamento o peixe sabão precede a desova em cavernas ou depressões no substrato.
A fêmea da espécie cuidará dos ovos e das larvas, e o macho ajudará esporadicamente a limpar os ovos para não fungarem.
As larvas eclodem geralmente após quatro dias e, após cerca de uma semana, os alevinos nadam livremente e saem da toca, ainda sob supervisão dos pais pelas próximas semanas.
Alimentação
O peixe sabão é Onívoro e se alimenta de pequenos crustáceos e larvas de insetos que encontram entre as rochas, esses peixes possuem uma boa visão noturna e muitas vezes se alimentam no escuro.
Habitat
Este peixe habita em rios, remansos de rio, lagoas e represas, sempre próximos à estruturas como paus, pedras, entre outras.
Onde encontrar o peixe sabão
O peixe sabão é encontrado na bacia do Paraná na Argentina e Brasi, especificamente no rio Paraná, no Salto de Urubupungá, entre os Estados de Mato Grosso e São Paulo, Brasil.
Dicas para pesca do peixe sabão
Equipamentos
Os equipamentos utilizados nesta pesca é equipamentos leve, as linhas devem ser de 10 a 14 lb.
Anzol
O anzol utilizado para a pesca deste peixe deve ser entre nº 1 e 4/0.
Tipos de iscas para a pesca do peixe sabão
As melhores iscas para o peixe sabão são iscas artificiais como pequenos spinners, plugs de meia-água e de superfície. Além disso, o uso de iscas vivas também é importante, principalmente os lambaris de pequeno porte e os carás, bem como, as minhocas e camarões.
Melhor local para a pesca de peixe sabão
O peixe sabão pode ser encontrado em diferente habitats, desde lagoas, águas rápidas, leitos, estuários e até mesmo pedreiras submersas e leitos de rios.
Criação do peixe sabão em aquário
Use aquário com dimensões mínimas de 100 cm de comprimento e 40 cm de largura desejável. É importante também fornecer um aquário com muitos esconderijos, especialmente usando pedaços de troncos e folhas espalhadas pelo substrato. Plantas também podem ser utilizadas.
Embora o peixe sabão é de porte pequeno, eles nadam bastante e podem ser incrivelmente rápidos, portanto, requerem aquários maiores do que outros peixes de tamanho similar.
Em cativeiro, o peixe sabão pode demorar a aceitar alimentos secos, devendo ser fornecido filé de peixes e camarões.
Quando estiver adaptado ao aquário aceitará alimentos secos, devendo ser fornecido em conjunto, além dos alimentos citados, espinafre e ervilhas cozidas periodicamente.