O peixe-papagaio (Sparisoma abilgardi) é um peixe de água salgada da família Scaridae, é um dos mais importantes construtores das belas praias tropicais de areia branca, tão apreciadas pelos turistas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Esses peixes se nutrem de pequenos organismos que vivem nos bancos coralinos.
Além disso, os peixes-papagaio ingerem grandes quantidades de pedaços de coral e quando os corais passam pelo seu aparelho digestivo, são fragmentados e moídos, transformando-se em areia.
Esta é uma espécie de peixe abundante em zonas de recifes coralinos do Mar Vermelho, Oceano Atlântico e Indo-Pacífico.
O peixe-papagaio é considerado uma das espécies de peixes mais belas e raras, sem a qual a vida e a saúde estável da Grande Barreira de Corais não teriam sido possíveis.
Sua maneira estranha, mas intrigante, de mudar de gênero e cor ao mesmo tempo é um motivo que vai encantá-lo.
Estes são conhecidos por terem um tremendo impacto nos recifes de coral devido às suas raras técnicas de pastoreio intensivo e bioerosão não praticadas por nenhuma das milhares de outras espécies.
Características do peixe-papagaio
Os peixes-papagaio são famosos por sua odontíase, que é completamente diferente dos outros peixes e os diferencia dos demais.
Seus numerosos dentes estão dispostos em um mosaico denso na parte externa de sua mandíbula.
Isso lhes permite formar um bico de papagaio, que eles usam para pegar algas de superfícies rochosas. Este fato serve como uma contribuição para o conhecido processo de bioerosão.
Seu tamanho varia de acordo com a origem familiar, a maioria tem de 25 a 30 cm de comprimento, mas algumas espécies podem atingir mais de 90 cm de comprimento.
Reprodução do peixe-papagaio
O peixe-papagaio é ovíparo, e os machos geralmente são inférteis, embora algumas fazendas de criação começaram a injetar hormônios para aumentar a fertilidade.
Além disso, o ritual de reprodução é similar a maioria dos ciclídeos.
Curiosidades
- Eles são famosos por terem mandíbulas como bicos e possuem uma variedade de mais de 95 espécies.
- Esta espécie de peixe é encontrada principalmente em águas tropicais nos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.
- Eles oferecem uma visão fascinante.
Sua barbatana dorsal tem nove espinhos e dez raios moles, enquanto sua barbatana pélvica tem um espinho e cinco raios moles. - Além disso, sua nadadeira anal possui três espinhos e nove raios moles.
Costumam nadar com as barbatanas peitorais. - A expectativa de vida máxima é inferior a 20 anos. No entanto, a maioria dos peixes pode viver menos de cinco anos.
- Os peixes-papagaio são conhecidos por começar suas vidas como fêmeas. O padrão de cores que seguem inicialmente é uma combinação de vermelho, cinza e marrom.
Alimentação
O peixe-papagaio se alimenta de algas e, raramente, de outros organismos menores.
Habitat
Os peixes-papagaio geralmente habita em vários recifes.
Fotos do peixe-papagaio
Importância econômica do peixe-papagaio
De acordo com a pesquisa, sabemos que os peixes-papagaio são extremamente importantes para a saúde adequada da Grande Barreira de Corais.
Isso porque essa espécie de peixe é a única entre inúmeras outras espécies que assume diariamente a tarefa de raspar e limpar os recifes de corais.