Início » Peixes » Carpa peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Carpa peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

peixe carpa

A carpa (Cyprinus carpio) é um peixe teleósteo da família Cyprinidae, conhecida popularmente como carpa comum, este peixe possui a coloração cinza prateado.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, este peixe de água doce, é originário da China, e vem sendo introduzido na América do Sul, sendo criado em tanques para aquariofilia.

Portanto, no conteúdo de hoje você poderá conhecer todas as características do peixe carpa, sua alimentação, reprodução e outros pontos importantes para a sua pesca.

Origem:

carpa peixe
carpa peixe

A carpa vem do alemão Karpfen. É um peixe teleósteo da família Cyprinidae. esta espécie de peixe é encontrado em lagos de água doce e rios da Ásia, Europa e África.

Espécies de carpa:

Carpa-húngara:

carpa hungara
carpa húngara

A carpa-húngara é originária da China, esta espécie é a mais utilizada para cultivo em todo o mundo. Além disso, uma das suas características mais distintas são suas escamas, pois são uniformes e espalhadas por todo o corpo. Ela geralmente vive pelos fundos de lagos e rios.

Carpa-espelho:

carpa espelho
carpa espelho

A carpa-espelho é semelhante carpa-húngara por isso são confundidas, por  terem formatos de corpo e tamanhos de cabeça parecidos. Entretanto, a carpa-espelho também é notável pelas suas escamas. Ao contrário da carpa-húngara, essa espécie possui escamas de diferentes tamanhos, com algumas delas sendo extremamente grandes.

Carpa-cabeçuda:

carpa cabecuda
carpa cabeçuda

O nome da carpa-cabeçuda já entrega sua característica física mais notável, esta espécie de peixe tem uma cabeça que compõe cerca de 25% do seu corpo. Além disso, este peixe tende a ser mais comprida que outras carpas, e possui escamas pequenas e uniformes e uma boca bem grande.

Além disso, ao contrário de outras espécies de carpas, costuma se alimentar mais próxima à superfície dos rios e lagos, procurando algas e pequenos crustáceos.

Carpa-capim:

carpa capim
carpa capim

A carpa-capim é uma espécie totalmente herbívora, ele tem o costuma de se alimentar a partir de vegetação aquática submersa e gramas. Também pode ser alimentada com capim, consumido em enormes quantidades, o que inspirou o seu nome popular.

Os principais tipos de carpas que podem ser encontrados e cultivados no Brasil são:

tipos de carpas
tipos de carpas
  • Showa Sanshoku: é um peixe que possui três cores, com o ventre negro com manchas vermelhas e brancas;
  • Kohaku: possui cor branca, com manchas vermelhas bem definidas, e cores destacadas, com borda também bem definida. As manchas correspondem a cerca de 50 a 70% do corpo, e o branco, de 30 a 50%;
  • Bekko: Além disso, esta carpa pode possui uma cor branca com manchas negras. No entanto, em outras regiões, a sua cor pode variar da branca, vermelha ou amarela com manchas negras. As suas variações mais valiosas possuem manchas maiores e mais bem definidas;
  • Utsuri: assim como a bekko, a utsuri é uma carpa negra, com manchas brancas, vermelhas ou amarelas. No entanto, a disposição das suas cores é inversa;
  • Carpa Black: é um peixe caracterizada pela sua cor negra. Além disso, esta carpa pode ter manchas de outras cores, mas quanto mais negra for, mais valiosa é aos olhos de colecionadores;
  • Hikarimono Ogon: possui cor amarela, com uma tonalidade brilhante que gera nela um aspecto metálico. Sua cor é uniforme e não possui muitas manchas;
  • Carpa véu: a carpa véu possui diversos tipos de colorações, porém não tem um padrão definido. É facilmente encontrada e preferida para aquários;
  • Ogon Matsuba: possui cor amarela, com manchas negras e o dorso escuro, ou somente o dorso escuro;
  • Goshiki: é uma carpa que tem o ventre acinzentado com algumas manchas marrons;
  • Karimono azul: é um peixe azul com manchas vermelhas sobrepostas por manchas pretas.

Características do peixe carpa:

peixe carpa
peixe carpa

Além disso, a carpa é um peixe que possui uma boca pequena e rodeada de barbilhões curtos, e pode chegar a 1m de comprimento, e a sua coloração varia do cinza ao prateado, a sua nadadeira vareia do amarelo ao vermelho.

Esse peixe de água doce, originário da China, vem sendo introduzido na América do Sul, sendo criado em tanques para aquariofilia.

São capazes de sobreviver em muitos ambientes aquáticos diferentes, incluindo água salobra ou com pouca oferta de oxigênio.

Reprodução do peixe carpa:

A reprodução deste peixe é através de desovas este processo pode se estender até fevereiro.

Alimentação:

A carpa se alimenta de pequenos vermes, animais, plantas e matéria orgânica encontrados no fundo da areia ou lama, ou seja, come de tudo.

Curiosidades:

Uma curiosidade sobre deste peixe e que nem todas as espécies de carpas são destinadas à ornamentação.

Habitat:

A carpa é um peixe que vive em lagoas, lagos e rios. Além disso, este peixe prefere águas mais quentes e calmas, mas pode sobreviver em quase todos os tipos de água doce.

Onde encontrar o peixe carpa:

como pescar carpa
carpa peixe

A carpa é um peixe é nativo da Ásia oriental e a distribuição se resume ao norte do Vietnã até o rio Amur, na fronteira Sibéria-China.

Dicas para pesca do peixe carpa:

Equipamentos:

Para a pesca deste peixe, utilize equipamentos do tipo médio a pesado. As linhas podem ser de numeração  17, 20, 25 e 30 lb e o ideal seria o uso de empates curtos por causa da boca pequena e dos dentes do peixe.

Anzol:

Os anzóis podem variar entre os números de 2/0 a 8/0 e você pode usar diversas iscas.

Sensacional essa pescaria do canal do Incrível Rede de Pescarias.

Tipos de iscas para pescar o peixe carpa:

A minhoca é uma das melhores iscas para pescar Carpa, principalmente em pesca de fundo. Além disso, a minhoca é uma isca mais eficiente na captura de carpas na Natureza, em rios ou represas, mas pode funcionar também em pesqueiros.

No entanto, isso vai depender do quanto as carpas do lago estiverem muito acostumadas com as iscas de massa e ração.

Receitas com carpas:

Carpa recheada:

carpa recheada
carpa recheada

Ingredientes:

– 1 carpa de 3 kg
– 3 xícaras de farinha de milho
– 2 cenouras pequenas
– azeitonas
– 1 cebola média
– 2 dentes de alho
– sal a gosto;
– tempero verde;
– 200 g de bacon;
– 500 ml de água

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, bata no liquidificador 500 ml de água com meia cebola, um dente de alho, um pouco do tempero verde e 1 colher de sal;
  2. Em seguida, coloque a carpa em um recipiente juntamente com a mistura já feita e reserve por cerca de 2 h;
  3. Logo a segui, rale as duas cenouras e coloque em uma panela junto com o tempero verde, a cebola e o alho, frite-os bem;
  4. Depois, adicione aos poucos o bacon, azeitonas, sal e a farinha de milho
  5. Em seguida, coloque-a a farofa dentro da carpa, costure com fio e coloque assar enrolada no papel alumínio á 180º por cerca de 1 hora e 30 minutos.

Como fazer filé de carpa:

Receita de carpa assada recheada:

Receita de carpa assada no forno:

 

O carpa é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características como a boca pequena e rodeada de barbilhões curtos,  e a sua coloração varia do cinza ao prateado, a sua nadadeira vareia do amarelo ao vermelho.

Além disso, ele pode chegar a 1m de comprimento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.